Topo

Esse conteúdo é antigo

Índice de contágio por covid-19 continua alto, mostra Imperial College

O Brasil é um dos países com maior número de casos e mortes por covid-19 no mundo - SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Brasil é um dos países com maior número de casos e mortes por covid-19 no mundo Imagem: SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

02/02/2021 17h53

Um levantamento semanal realizado pelo Imperial College apontou que a taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil teve uma pequena oscilação para baixo, mas se manteve alta. O índice Rt passou de 1,08 para 1,03 na última semana. De acordo com os valores da universidade, ele se manteve dentro da margem que vai de 0,94 a 1,11.

O Imperial College também faz uma projeção para a próxima semana na qual prevê que o Brasil deve ter 7.530 óbitos causados pela covid-19. São 107 mortes a mais do que as observadas na última semana pela instituição, quando esse valor foi de 7.423.

O Imperial College considera uma variação nos números previstos. No melhor cenário, o Brasil registrará 6.980 mortes, enquanto no pior, o país pode chegar a 8.500 óbitos nos próximos sete dias.

O Brasil é o segundo pior país entre os 74 analisados, ficando atrás apenas do México, que deve registrar 9.670 mortes, de acordo com o Imperial College.

A taxa de transmissão brasileira é a 20ª entre os países analisados. O indíce Rt acima de 1 indica que cada pessoa infectada transmite o vírus para mais de uma outra pessoa, ou seja, aponta para o crescimento da epidemia.

No mesmo sentido, ontem, o consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, apontou que a média móvel de mortes por covid-19 aumentou 10%.