Topo

Esse conteúdo é antigo

Covas gera aglomeração em vacinação de idosos e ouve protesto

Covas ouviu protestos por provocar aglomeração, retirar gratuidade de ônibus de idosos e ir ao Rio durante licença da prefeitura - Lucas Borges Teixeira/UOL
Covas ouviu protestos por provocar aglomeração, retirar gratuidade de ônibus de idosos e ir ao Rio durante licença da prefeitura Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 11h26Atualizada em 05/02/2021 13h05

A visita do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), a uma unidade de saúde que vacinava idosos contra a covid-19 gerou aglomeração e reclamações na manhã de hoje. O início da vacinação do grupo de 90 anos ou mais estava agendado para a próxima segunda-feira, mas foi adiantado pela prefeitura.

Covas esteve na UBS (unidade básica de saúde) de Santo Amaro, na zona sul. Entre imprensa, assessores e curiosos, a quantidade de pessoas incomodou alguns presentes.

Falam que não pode nada, fase vermelha, e aqui está cheio, com um monte de idosos.
Paulo Sergio, 64, que levou seu pai, Antônio, 92, para tomar a vacina

"Isso é uma palhaçada. Palhaçada! Ainda acham que é campanha?", bradou uma mulher que acompanhava uma idosa, vacinada no carro.

A UBS tinha local de vacinação interno, externo e drive-in, para os idosos com dificuldade de locomoção. A prefeitura disponibilizou ainda visita em casa para os que não puderem sair.

Houve também alguns afagos ao prefeito. Diversos presentes se mostraram felizes com a presença de Covas.

"É o neto do Mario Covas", disse, feliz, um senhor de 93 anos, que se vacinou com a mulher, acompanhados pelo prefeito.

"Para mim, tudo bem. É um dia importante, né? Está todo mundo feliz", afirmou Antonio Carlos, 92, o primeiro da família em ser vacinado. Ao passar pelo prefeito, fez questão de cumprimenta-lo.

05 fev. 2021 - Vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Lucas Borges Teixeira/UOL - Lucas Borges Teixeira/UOL
Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Protesto pelo corte da tarifa

Enquanto acompanhava a vacinação e puxava aplausos para os idosos, o prefeito ouviu ainda um protesto pela retirada da gratuidade no transporte público para idosos de 60 a 64 anos.

Bonito, o senhor tira gratuidade dos idosos e vem aqui bater palma. É pra aplaudir mesmo.
mulher não identificada gritando para Covas quando saída da unidade

Constrangido, o prefeito deu um sinal de joia e não respondeu.

Entre os presentes, também foi lembrada a ida de Covas ao Maracanã no último final de semana para assistir à final da Copa Libertadores - episódio duramente criticado nas redes sociais.

05 fev. 2021 - Bruno Covas (PSDB) em vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Lucas Borges Teixeira/UOL - Lucas Borges Teixeira/UOL
Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Evento destaca necessidade de vacinação, diz prefeitura

Ao UOL, a prefeitura afirmou que o serviço na unidade "não teve qualquer prejuízo" e que realização do evento é "fundamental, pois destaca ainda mais a necessidade de as pessoas aderirem à campanha de vacinação".

"Havia espaço separado, com cadeiras para que idosos que foram recebidos aguardassem confortavelmente pela sua vez. Se houve momento de aglomeração, isso ocorreu devido à grande procura pela imprensa em noticiar o marco do início da vacinação", declarou a prefeitura.

Vacinação adiantada

Com abastecimento de vacinas, a capital paulista decidiu adiantar a vacinação de idosos de 90 anos. Ao todo, são 32 mil pessoas neste grupo. Na UBS que Covas visitou, mais de 70 foram vacinados nesta manhã.

Segundo a prefeitura, até a manhã de hoje, mais de 300 mil pessoas já haviam sido vacinadas na capital.

Na próxima terça (9), a cidade deverá iniciar a vacinação de profissionais de saúde acima de 60 anos que não estão na linha de frente.