Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo publica registro definitivo da Cominarty, a vacina da Pfizer

Pfizer recebe registro definitivo da Anvisa para vacina contra a Covid-19 - Reprodução
Pfizer recebe registro definitivo da Anvisa para vacina contra a Covid-19 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/02/2021 23h19

O governo publicou hoje no Diário Oficial da União a resolução com registro definitivo da Cominarty, vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e pela Biontech, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

É a primeira autorização dessa natureza para uma vacina contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.

Este tipo de autorização permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Por enquanto, porém, o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses disponíveis para aplicação (leia mais abaixo).

Até agora, a Anvisa havia aprovado apenas o uso emergencial das vacinas CoronaVac - do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac - e Oxford/AstraZeneca. A Fiocruz, que produz esta segunda no Brasil, também já solicitou o registro definitivo, mas ainda não foi autorizado.

Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a covid-19, para uso amplo, nas Américas.
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Segundo a Anvisa, registro não é uma decisão da diretoria colegiada e só necessita da publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer em uma edição extra ainda hoje.

"O registro é um ato do gerente-geral de medicamentos, então a equipe dele e ele promoveram esse benefício nessa luta contra a covid-19", disse Barra Torres em referência ao diretor Gustavo Mendes, que coordenou as análises na Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Pfizer diz receber anúncio com "entusiasmo"

Após o anúncio da aprovação, a Pfizer divulgou comunicado informando que recebeu a decisão com "entusiasmo".

"Desde o início trabalhamos em parceria com a Avisa, apresentando documentos e informações, para que a avaliação de nossa vacina ocorresse no menor prazo possível, levando em consideração todas as etapas que esse processo exige. Ficamos muito felizes com a notícia da aprovação e gostaríamos de parabenizar a agência pela celeridade e profissionalismo que demonstrou em todas as etapas desse processo", afirmou Marta Díez, presidente da Pfizer Brasil.

"Esperamos poder avançar em nossas negociações com o governo brasileiro para apoiar a imunização da população do país", completou ela.