Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP formaliza intenção de compra de 5 mi de doses da Janssen

Merck vai produzir vacinas da Janssen para aumentar o volume disponível - Reprodução
Merck vai produzir vacinas da Janssen para aumentar o volume disponível Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 22h45

A Prefeitura de São Paulo formalizou a intenção de compra de 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Janssen, da companhia Johnson & Johnson, que será aplicada em uma única dose. Reunião entre representantes da secretaria municipal de Saúde e da farmacêutica americana foi realizada hoje.

Segundo o comunicado, a farmacêutica americana "aguarda trâmites legislativos em Brasília para comercializar a vacina no Brasil", embora já esteja em processo de negociação com o Ministério da Saúde por meio do PNI (Programa Nacional de Imunização).

Participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, o secretário-adjunto, Luiz Carlos Zamarco, e o chefe de gabinete da Pasta, Armando Luis Palmieri.

Estudos da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) apontam que a dose única do imunizante da Janssen é 66% eficaz na prevenção de diversas variantes da covid-19. Os números foram levantados a partir de um teste global com quase 44 mil pessoas.

A eficácia do imunizante varia de região para região por uma série de fatores. Entre eles, está a variação e o grau de circulação do vírus. Nos EUA, a eficácia variou de 72% a 66% na América Latina. Já na África do Sul, onde há uma variante em disseminação, a vacina foi 85% eficaz para impedir que ocorram casos graves da doença.

Doria também vai às compras

Ontem, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já havia anunciado que irá comprar 60 milhões de doses de vacinas até dezembro. A promessa do tucano foi feita durante reunião virtual realizada com prefeitos de São Paulo.

Segundo Doria, serão 20 milhões de doses da vacina da Sputnik, 20 milhões da Pfizer e uma outra encomenda de 20 milhões de doses da Coronavac. "Portanto, estamos dispostos —e já separamos recursos— para mais 60 milhões de doses para os brasileiros de São Paulo", disse o governador.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não autorizou imunizantes da Moderna, nem a Janssen, nem a Sputnik, nem a indiana Covaxin. Na semana passada, a agência aprovou o pedido de registro definitivo da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech.

O anúncio de Doria foi feito no mesmo dia em que o estado de São Paulo registrou 468 mortes por covid-19, número mais alto desde o começo da pandemia. Com isso, o estado chegou a 60.014 óbitos pela doença, além de já somar mais de 2 milhões de casos confirmados (2.054.867).

Antes, o governador havia dito que esta é a "pior semana da pandemia". O recorde anterior de mortes em 24 horas no estado era de 455, registrado em 13 de agosto de 2020.