Topo

Vacinação contra covid-19 em São Paulo vai continuar na fase vermelha

Vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Lucas Borges Teixeira/UOL
Vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 18h48Atualizada em 03/03/2021 18h49

A vacinação contra a covid-19 continuará a funcionar normalmente em todo o estado de São Paulo durante os 14 dias de fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, entre sábado (6) e 19 de março.

A decisão, divulgada nesta quarta, fecha todos os serviços considerados não essenciais, como comércio, academias e bares, mas mantém supermercados e serviços de saúde. O estado liberou hoje a vacinação de idosos a partir dos 77 anos completos e profissionais de saúde acima dos 55 anos.

Quem integra esses grupos podem se vacinar em mais de 2.000 pontos pelo estado, em todos os municípios, entre UBSs (unidades básicas de saúde), AMAs (assistências médicas ambulatoriais), centros-escola e outros pontos, como os drive-thrus da capital paulista.

Os horários e os dias de funcionamento (se abre ou não abre no final de semana, por exemplo) depende do tipo da unidade. As AMAs e UBSs tendem a funcionar das 7h às 19h enquanto os drive-thrus funcionam das 8h às 17h.

O local mais próximo da sua casa, com todos os detalhes sobre a unidade, pode ser encontrado no site Vacina Já, do governo paulista, basta fornecer o CEP da residência.

Cadastro prévio

Para agilizar o processo e tentar agilizar as filas registradas no final de semana passado, o governo paulista tem pedido para, se possível, ir aos pontos no período da tarde, quando há menos concentração de pessoas e fazer o cadastro prévio no Vacina Já.

Basta informar os dados básicos do vacinado, como nome completo, RG e endereço. O processo não é obrigatório (também pode ser feito no local) e leva menos de um minuto.

Na hora da vacinação, o governo recomenda que seja apresentado pelo menos um documento de identificação, como RG, carteira de motorista ou cartão do SUS, embora também não seja obrigatório.

Drive-thrus

Na capital paulista, o governo e a prefeitura organizaram também drive-thrus para atender aos idosos com dificuldade de locomoção e evitar contato próximo. A partir do final de semana, 11 estarão em operação:

  • Arena Corinthians (zona leste)
  • Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 - Portão 9, entrada KRF (zona sul)
  • Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura - Portão 38 (zona norte)
  • Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (zona leste)
  • Clube Hebraica - rua Doutor Alceu de Assis, 25, na parte superior do Clube (zona oeste)
  • Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, entrada pelo portão 15 do estádio, da avenida Giovanni Gronchi (zona oeste)
  • Memorial da América Latina - rua Tagipuru, 500, portão 2 (zona oeste)
  • Parque Villa Lobos (Alto de Pinheiros, zona oeste)
  • Teatro Paulo Eiro - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro (zona sul)
  • Ginásio do Ibirapuera (Ibirapuera, zona sul)
  • Clube Atlético Monte Líbano - Av. República do Líbano, 2267 - Jardim Luzitania (zona sul)