Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil supera 9,6 milhões de vacinados contra covid, 4,5% da população

Vacinação contra a covid-19 em drive-thru na cidade de Palhoça (SC) - Marcelo Bittencourt/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vacinação contra a covid-19 em drive-thru na cidade de Palhoça (SC) Imagem: Marcelo Bittencourt/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/03/2021 21h11

O Brasil vacinou 4,6% da população contra covid-19, cerca de 9,6 milhões de pessoas. Até a noite deste sábado (13), 9.667.997 brasileiros receberam ao menos uma dose de vacina. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseados nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de vacina foi aplicada em 128.919 brasileiros nas últimas 24 horas. Outros 72.567 receberam a segunda dose entre ontem e hoje. Já são 56 dias de vacinação no país.

Somente 1,67% da população brasileira foi vacinada com as duas doses da vacina; no total, são 3.539.612 pessoas. As duas doses são recomendadas pelos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca, vacinas aplicadas no país.

Proporcionalmente, o Amazonas continua na liderança entre os estados que mais aplicaram a primeira dose: 338.434 habitantes, o equivalente a 8,04% da população local. O Pará segue em último, em termos percentuais, com 2,82%.

Mato Grosso do Sul aparece na liderança, em termos percentuais, de aplicação da segunda dose: 2,67% de seus habitantes.

Vacinas Sputnik V podem entrar em calendário nacional

As 37 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V negociadas pelos governadores do Nordeste devem ser distribuídas a todo o país pelo Ministério da Saúde, informou hoje o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

A autorização de uso da Sputnik V no Brasil, porém, ainda precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência aguarda a entrega de documentos necessários para o trâmite do processo por parte da farmacêutica União Química, representante dessa vacina no país.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.