Topo

Esse conteúdo é antigo

Zema comete gafe ao falar sobre lockdown na Nova Zelândia: Virou ilha

Arquivo - Zema, ao falar sobre medidas de isolamento por causa da covid-19, disse que a Nova Zelândia "praticamente se transformou numa ilha" - Uarlen Valério / Estadão Conteúdo
Arquivo - Zema, ao falar sobre medidas de isolamento por causa da covid-19, disse que a Nova Zelândia "praticamente se transformou numa ilha" Imagem: Uarlen Valério / Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 11h14

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse ontem, ao falar sobre medidas de isolamento social por causa da covid-19, que a Nova Zelândia "praticamente se transformou numa ilha".

A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas principais - Ilha Norte e Ilha Sul.

"Nós temos dados, existem estudos científicos que mostram que essas medidas funcionam. Vamos pegar o caso da Nova Zelândia. A Nova Zelândia praticamente se transformou numa ilha, onde não tem nenhum contato com o mundo exterior. As pessoas para chegar lá acabam passando por uma quarentena e é um país que tem uma taxa baixíssima. Me parece que o isolamento lá funcionou muito bem", disse ele em entrevista à rádio Jovem Pan.

O balanço da Nova Zelândia na luta contra a covid-19 é elogiado pela comunidade internacional. Com uma população de cinco milhões de habitantes, o país registrou 2.434 casos da doença e 26 mortes em decorrência dela.

A Nova Zelândia adotou medidas extremamente restritivas, como lockdown completo a partir de 25 de março, quando ainda havia apenas 102 casos. Durante mais de 40 dias, somente serviços essenciais seguiram abertos, e até mesmo a ida ao supermercado era controlada para que duas pessoas da mesma casa não entrassem juntas, reduzindo aglomerações em espaços fechados.

As fronteiras para o exterior continuam fechadas; só entra e sai quem é residente, e é preciso arcar com os custos de uma quarentena de 14 dias em um hotel na volta. Novos casos são motivo para lockdown imediato.

Onda roxa em Minas Gerais

Ontem os 853 municípios mineiros entraram na onda roxa e passaram a adotar medidas mais severas para conter o avanço da covid-19. Em todo o estado, onde a situação é classificada como crítica pelas autoridades, somente os serviços essenciais podem funcionar. A determinação vale por 15 dias. Também passam a valer medidas de restrição de circulação de pessoas e toque de recolher entre as 20 horas e as 5 horas da manhã.

Depois de decretar a onda roxa, Zema alertou para a longa fila de atendimento nos hospitais do estado. Segundo ele, cada pessoa contaminada pelo coronavírus pode representar uma morte a mais causada pela doença.

A expectativa é de que as medidas de restrição reflitam na procura pelo sistema de saúde, que à beira de um colapso, tem 83,92% dos leitos de UTI ocupados.

* Com informações da reportagem de Luiza Pollo, colaboração para o TAB e da Agência Brasil