Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacinação: Nordeste pede prioridade a policiais e professores

 Vacinação -  Tribuna do Paraná
Vacinação Imagem: Tribuna do Paraná

Do UOL, em São Paulo

30/03/2021 19h00

Governadores de nove estados do Nordeste pediram prioridade para policiais e professores na fila de vacinação contra a covid-19, em carta enviada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na mensagem, os políticos citam a situação grave pelo qual o país ultrapassa e sugerem uma adaptação no PNI (Plano Nacional de Imunização), que determina o cronograma do processo de vacinação no Brasil, para encaixar os profissionais das áreas de segurança pública e da educação —atualmente, o PNI orienta que a vacinação de educadores ocorra somente depois da imunização de idosos

"Considerando que os profissionais do Sistema de Segurança Pública vêm trabalhando diuturnamente na linha de frente do combate à covid-19 e na garantia da segurança da população; e que a garantia da saúde dos profissionais da Educação, seja da rede pública ou privada, é fundamental para superarmos esse período prolongado aulas não presenciais e consequente queda na qualidade", justifica o Consórcio Nordeste.

A carta é assinada por Wellington Dias, Presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí; Renan Calheiros Filho, governador de Alagoas; Rui Costa, governador da Bahia, Camilo Santana, governador do Ceará; Flávio Dino, governador do Maranhão; João Azevedo, governador da Paraíba; Paulo Câmara, governador de Pernambuco; Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte e Belivaldo Chagas, governador do Sergipe.

Doria anuncia vacinação de policiais e professores

Na semana passada, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a vacinação para professores e policiais. A expectativa é que a imunização desses profissionais comece já em abril.

A imunização de profissionais da educação vai abranger todos os professores, da rede pública e privada. Na primeira etapa da vacinação, serão imunizados 350 mil professores, diretores de escolas, inspetores de alunos e outros profissionais que trabalham nas escolas das redes municipais, estadual e privada do Estado de São Paulo. A vacinação dos profissionais da educação era uma demanda da categoria para a volta às aulas.

São Paulo é o primeiro Estado a vacinar professores, iniciativa que foi adotada por alguns países, como o Chile e a Argentina. Segundo estudo do movimento Vozes pela Educação e Fundação Lemann sobre a volta presencial no exterior, outros três países também colocaram os professores como prioritários na vacina: Reino Unido, França e Uruguai.

Segundo o governador, policiais e administração penitenciária começarão a ser imunizados contra a covid-19 a partir de 5 de abril. A expectativa da gestão do tucano é de vacinar 180 mil pessoas da área de segurança pública. Serão imunizados, além de policiais militares, civis e científicos, também agentes de segurança e escolta penitenciária. Os efetivos das guardas civis metropolitanas municipais e da Polícia Federal também estão na lista.