PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Conteúdo publicado há
2 meses

1 de cada 9 pessoas recebeu a 1ª dose da vacina contra covid no Brasil

Vacinação em Salvador (BA) - Bruno Concha/Prefeitura de Salvador
Vacinação em Salvador (BA) Imagem: Bruno Concha/Prefeitura de Salvador

Do UOL, em São Paulo

11/04/2021 20h38

O ritmo da vacinação contra covid-19 continua lento no Brasil. Até hoje (11), apenas uma de cada nove pessoas recebeu a primeira dose do imunizante no país. Isso corresponde a 11% da população. Em números totais, são 23,3 milhões de vacinados. Os dados são do consórcio de imprensa de que o UOL faz parte, que apura os números com as secretarias estaduais de Saúde.

A cobertura da segunda dose é ainda menor. Apenas 3,3% da população já terminou de ser vacinada --7 milhões de pessoas.

De ontem para hoje, 209 mil pessoas receberam a primeira dose. Outras 74 mil, a segunda.

O Estado que mais vacinou com a primeira dose é o Rio Grande do Sul --15% da população. O Estado tem um alto número de pessoas idosas, um dos grupos alvos do início vacinação.

Já o Estado que menos vacinou é o Amapá. Somente 6,7% da população recebeu, ao menos, a primeira dose.

Em São Paulo —que produz a CoronaVac, a principal vacina aplicada no país—, 11,7% da população foi imunizada com a primeira dose.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua exatidão.

Saúde