Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga aplica 2ª dose da vacina contra a covid-19 em Tarcísio Freitas

Queiroga aproveitou para defender a imunização no Twitter  - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Queiroga aproveitou para defender a imunização no Twitter Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

18/09/2021 14h10

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aplicou a segunda dose da vacina contra a covid-19 no ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na manhã deste sábado (18).

Queiroga registrou o momento por meio de um vídeo e postou no Twitter. Ele também aproveitou para defender a imunização: "para que os números de casos e óbitos por #Covid19 caiam ainda mais, é fundamental que a população busque a 2ª dose da vacina. É ela que vai garantir a imunização completa".

Vacinação de adolescentes

Na última semana, o ministro se envolveu em uma polêmica envolvendo a vacinação de adolescentes. Ele afirmou que a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes foi feita de maneira "intempestiva" e criticou estados por não seguirem as orientações federais. O Ministério da Saúde orientou que a vacinação para adolescentes sem comorbidade fosse suspensa.

"Estados e municípios iniciaram essa vacina antes, até no mês de agosto, vacina que era para começar ontem", disse ele durante entrevista coletiva. "Como conseguimos coordenar a campanha dessa forma?".

Segundo o ministro, a recomendação de interrupção da vacinação pelo Ministério da Saúde foi para investigar eventos adversos, e que não será retomada até que haja evidências científicas "sólidas". Ele disse que partiu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a orientação para rever a vacinação de adolescentes no país.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reafirmou que manterá a recomendação de vacinar adolescentes contra a covid-19, após se reunir com a Pfizer.