Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Corujão da Saúde retorna em outubro e priorizará suspeitas de câncer

Governador João Doria anunciou a retomada do Corujão no estado de São Paulo - Reprodução/TV Cultura
Governador João Doria anunciou a retomada do Corujão no estado de São Paulo Imagem: Reprodução/TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 12h26Atualizada em 20/09/2021 12h37

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje o retorno do Corujão da Saúde para a realização de exames e cirurgias no estado. No primeiro momento serão priorizados os pacientes com suspeita de câncer pois, segundo o governo estadual, o objetivo da iniciativa "é a redução do tempo de espera para o diagnóstico da doença na rede SUS [Sistema Único de Saúde] de São Paulo".

Segundo informações divulgadas no canal do YouTube do governo, a retomada do Corujão será no dia 1ª de outubro na rede pública municipal, estadual e privada.

"Vamos retomar o Corujão da Saúde em SP. Nesta 1ª etapa, serão priorizados exames de pacientes c/ suspeita de câncer. Temos fila de 304 mil exames oncológicos devido à pandemia. Serão atendidos em hospitais públicos e nos melhores hospitais privados de SP", comunicou o governador no Twitter.

A Secretaria Estadual de Saúde explicou ao UOL que o chamamento público para as redes hospitalares e serviços privados interessadas em fazer parte do Corujão começaram no último sábado (18).

"O edital ficará aberto até o próximo dia 27 de setembro e pretende solucionar uma demanda reprimida de 304 mil exames de diversas especialidades cadastradas pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até 31 de agosto", explicou a pasta.

Neste primeiro momento os exames disponibilizados pelo Corujão serão:

  • Gastro endoscopia,
  • Tomografias,
  • Ultrassonografias,
  • Ressonâncias; e
  • Biopsias para seis tipos de câncer (pele, pulmão, cerebral, próstata, tireoide e aparelho digestivo).
A iniciativa do governo também disponibilizará sessões de radioterapia para o tratamento de pacientes que aguardam o procedimento na fila.