Topo

Vacinação: Belém começa a aplicar 3° dose em idosos amanhã

Colaboração para UOL

22/09/2021 20h01Atualizada em 22/09/2021 20h01

Belém começa amanhã a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A vacinação começa com os nascidos até 1933. Na sexta-feira, será a vez dos nascidos de 1934 a 1937. A meta é vacinar, nesses dois dias, 15 mil pessoas com o imunizante da Pfizer, informou a prefeitura da capital paraense.

Ao todo são 70 mil idosos, com 70 anos ou mais, aptos a receber a 3° dose. Na primeira chamada cerca de 15 mil foram convocados, sendo 7 mil para a quinta-feira e 8 mil para sexta.

As vacinas estarão disponíveis em 24 pontos distribuídos nos bairros de Belém e distritos, no horário das 9h às 17h.

Este reforço vacinal segue a orientação do Ministério da Saúde, de aplicação do imunizante da Pfizer. Portanto, os idosos que tomaram a CoronaVac ou a AstraZeneca, na primeira e segunda doses, receberão a Pfizer nesta terceira.

Sem drive-thru

Como o imunizante da Pfizer necessita de refrigeração não haverá modalidade de aplicação em drive-thru. Por se tratar do grupo mais idoso, a quantidade de convocados nessa etapa também foi reduzida.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que não há necessidade de ir cedo para os pontos de vacinação, já que os portões serão abertos apenas às 9h, evitando assim a formação de filas e possíveis aglomerações.

Acamados

Idosos acamados que receberam a vacinação em casa, mediante cadastro no site Belém Vacinada, não precisarão fazer um novo cadastro. A secretaria de saúde entrará em contato para agendar a 3° dose.

Já os que se dirigiram a um ponto de vacinação para tomar a 1° e 2° dose e agora estão acamados, ou aqueles acamados que tomaram a 1° e 2° em outra cidade precisam fazer o cadastro no site Belém Vacinada para solicitar a aplicação da 3° dose em casa.