Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo diz que recuperou dados de vacinados após ataque hacker

ConecteSUS ficou fora do ar após suposto ataque hacker - Reprodução
ConecteSUS ficou fora do ar após suposto ataque hacker Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/12/2021 12h05Atualizada em 12/12/2021 12h52

O Ministério da Saúde informou hoje que os dados dos vacinados contra covid-19 foram recuperados sem danos após o ataque hacker na madrugada de sexta-feira (10) tirar a plataforma do ConecteSUS do ar. A pasta não estipulou contudo um prazo para o restabelecimento do acesso aos certificados de vacinação.

"O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso", disse a pasta em nota. Ainda segundo o comunicado, o órgão informou que trabalhará para restabelecer "o mais rápido possível" os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação.

Na madrugada do ataque, a Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e disse ter acionado a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, trata-se de um ataque cibernético. Ele havia afirmado que "os dados não seriam perdidos", em entrevista na sexta-feira (10), garantindo que existia backup dos dados.

Devido ao ataque, o ministério decidiu adiar por uma semana a implementação das novas regras de entrada no país por avião, que começariam a vigorar ontem, com a exigência de comprovação de vacinação completa ou quarentena de cinco dias para não vacinados.

Alternativa para o certificado de vacinação

O Ministério da Saúde informou que, para brasileiros com viagem marcada ao exterior, o Ministério das Relações Exteriores enviará comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização.

Os comprovantes de vacinação baixados do ConecteSUS anteriormente seguem valendo e sendo aceitos no Brasil e no mundo, informou a pasta. Para quem ainda não havia salvado o seu, porém, há algumas alternativas:

  • Cartão físico, entregue nas unidades de saúde após a vacinação;
  • Segunda via do cartão, que pode ser solicitada a qualquer momento no local em que a pessoa tomou a vacina;
  • Sistemas próprios de estados e municípios, que não foram afetados pelo ataque hacker.

Estados e municípios com sistema próprio

Alguns estados e municípios têm sistema próprio para acesso ao comprovante de vacinação. São eles:

Estados

Municípios

Debate sobre passaporte da vacina

O ataque que afetou a ferramenta do ConecteSUS acontece em meio à resistência do governo federal sobre o uso do comprovante de vacinação. Desde o fim de novembro, com a descoberta da variante ômicron, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a adoção do passaporte da vacina por viajantes.

A ideia é rechaçada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele tem repetido com frequência que não adotará o passaporte da vacina no Brasil. Na última semana, chamou a iniciativa de "coleira" e negou a apoiadores que aceitará sua adoção nacionalmente.

Poucas horas após o problema no sistema, o governo publicou uma portaria que adia as exigências de quarentena e de apresentação do comprovante de vacinação para entrada no Brasil por via aérea. As medidas passam a ser obrigatórias somente no próximo sábado (18).

Quando a norma entrar em vigor, o viajante terá que apresentar à companhia aérea documento que comprove realização de teste de covid-19, do tipo antígeno, com resultado negativo ou não detectável, realizado em até 24 horas anteriores ao momento do embarque, ou exame RT-PCR, realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Quem não estiver imunizado deverá fazer quarentena de cinco dias, na cidade de seu destino final. O endereço no qual a pessoa ficará deverá ser informado no DSV (Declaração de Saúde do Viajante), documento que deverá ser preenchido antes do embarque, com a concordância sobre as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas durante o período em que estiver no país.

STF determina exigência de comprovante de vacina no país

Ontem, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, contrariando a vontade de Bolsonaro, determinou a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 para todos os aqueles que entrarem no país.

O comprovante de vacina para viajante que chega do exterior no Brasil só pode ser dispensado por motivos médicos, caso o viajante venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.

Na decisão, Barroso deferiu uma ação protocolada pelo partido Rede Sustentabilidade no Supremo. A liminar que determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina será julgada pelo plenário virtual do Supremo de quarta-feira (15) a quinta-feira (16).