Topo

Esse conteúdo é antigo

Recife estimula vacina contra covid-19 distribuindo caldinho na praia

Iniciativa visa incentivar vacinação e o "caldinho da vacina" oferece caldos de feijão e camarão - Marcos Pastich/ PCR Imagem
Iniciativa visa incentivar vacinação e o "caldinho da vacina" oferece caldos de feijão e camarão Imagem: Marcos Pastich/ PCR Imagem

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, no Recife

10/01/2022 20h19Atualizada em 10/01/2022 20h19

A fórmula perfeita para se passar um dia de folga: sol, mar e a brisa. Mas, no Recife, além disto, tem a vacina contra a covid-19 e caldinhos de camarão e feijão de graça. Uma ação para estimular pessoas que estão na praia e não tomaram a vacina ou faltam completar o esquema vacinal está chamando a atenção dos banhistas com o "caldinho da vacina". O mimo é dado gratuitamente para quem recebe o imunizante.

Hoje, quem estava na praia do Pina, na zona sul da capital pernambucana, pôde ter a oportunidade de receber os seus imunizantes e ainda tomar caldinho de graça.

Há quem gostou da ideia. O banhista David Souza, 35, estava curtindo a praia embaixo de um guarda-sol e observou a movimentação do carrinho da vacina. Ele não tinha tomado a segunda dose e foi logo tirar as dúvidas. Resultado: acabou imunizado durante o passeio na praia. "A segunda dose estava atrasada. Vou atualizar tudinho. Achei muito boa e legal essa ação. Facilitou para a gente que atrasou", ressalta o jovem.

foto 1 - Marcos Pastich/ PCR Imagem - Marcos Pastich/ PCR Imagem
Vacinados com dose de reforço ou as primeiras doses podem desfrutar dos caldinhos
Imagem: Marcos Pastich/ PCR Imagem

Outra pessoa que aprovou a iniciativa foi André Cardoso, 40. Ele estava passando pela praia do Pina quando viu a campanha e já estava no tempo de receber a terceira dose da vacina.

"Acabei de tomar a dose de reforço rapidinho. Estava passando aqui no Pina e aí vi essa campanha bem legal da prefeitura, fazendo com que essas pessoas que não tomaram alguma dose da vacina contra a covid-19 possam vir ao JCPM sem precisar de agendamento", disse Cardoso, destacando que não teve tempo para procurar os postos para completar o esquema vacinal e que aproveitou logo a oportunidade.

A ação de verão ocorre de quinta a segunda-feira, das 8h às 15h, até o dia 24 de janeiro. O primeiro ponto da iniciativa foi entorno do empresarial JCPM Trade Center, no Pina, mas a cada dia a equipe irá se locomover a outras praias do Recife. Para tomar a vacina é necessário quer a pessoa esteja com um documento de identificação e comprovante de residência, seja físico ou digital.

A gerente do Distrito Sanitário VI, da Prefeitura do Recife, Cristiane Penaforte, informou que a estratégia é buscar as pessoas que estão nas praias aproveitando o verão para se vacinarem, de forma rápida e sem burocracia, e ainda ganham de brinde o caldinho.

foto 2 - Marcos Pastich/ PCR Imagem - Marcos Pastich/ PCR Imagem
"Mimo" é oferecido gratuitamente para quem se vacinou contra a covid no Recife
Imagem: Marcos Pastich/ PCR Imagem

"Como estamos no verão, aproveitamos as pessoas que estão na praia para lembrá-las da importância da vacinação. O caldinho da vacina é um carro de som que percorre a orla do Pina e Boa Viagem, fazendo divulgação do ponto em que estamos, no JCPM. As pessoas podem vir sem agendamento. E, quem desejar, pode tomar um caldinho de feijão ou camarão, típicos das praias pernambucanas", explica Penaforte.

Outras ações itinerantes estão ocorrendo em outros pontos do Recife para buscar pessoas que faltam tomar a vacina ou completar o esquema vacinal. A prefeitura do Recife ampliou equipes em diversas comunidades a cada semana. (Ver tabela abaixo).

Cinco postos fixos de vacinação funcionam nos shoppings Tacaruna, em Santo Amaro, Boa Vista, no Centro da cidade, RioMar, no Pina, Shopping Center Recife, em Boa Viagem, e No Plaza Shopping, em Casa Forte. Os locais funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h, e não precisam de agendamento.

Vinte e duas unidades de saúde em oito distritos sanitários estão aplicando as doses da vacina contra a covid-19 (veja a lista completa no site da prefeitura), com aplicação das 8h às 16h, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife. Além disso, também pelo Conecta Recife, o usuário tem acesso aos outros centros de vacinação e drives-thrus com agendamento para a aplicação do imunizante.

Confira a programação nas comunidades:

TERÇA-FEIRA (11/01):
- Comunidade Lourdes Dutra - Rua Grenal, número 112 (manhã)

QUARTA-FEIRA (12/01):
- Comunidade ATM Beberibe - Av. Beberibe, Praça da Convenção - Ponto de apoio: Mercado Público de Beberibe (manhã)
- Conselho de Moradores do Alto Santa Isabel - Rua Santa Isabel, 478 - Casa Amarela (manhã)
- Associação das Vilas Maria Lúcia e Aliança/Ipsep - Endereço: Rua Erval S/N - Ponto de referência, ao lado da escola municipal Clarice Lispector (manhã)
- Igreja Pentecostal Cristo Vive Campo Sesi- Beco Romeu e Julieta/ Jagatá, Vila do Sesi, Ibura (manhã)

QUINTA-FEIRA (13/01):
- Alto Nossa Senhora de Fátima - Rua José Rebouças, 78 - Ponto de referência: Depósito de Babaus (manhã)

SEXTA-FEIRA (14/01):
- Comunidade Córrego do Jenipapo - Rua Erundina Negreiros de Araújo, 429, Córrego Jenipapo - Próximo ao antigo Cruzeiro Futebol Clube (manhã)