Topo

Esse conteúdo é antigo

Plataforma registra maior taxa de transmissão de covid no Brasil em um ano

Brasil tem alta de casos causada pela circulação da variante ômicron do coronavírus - iStock
Brasil tem alta de casos causada pela circulação da variante ômicron do coronavírus Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

18/01/2022 19h25

O Brasil atingiu a maior taxa de transmissão da covid-19 em um ano, de acordo com a plataforma de monitoramento Info Tracker. O nível está em 1,68 - o que significa que um infectado pode transmitir a doença para mais de uma pessoa.

No mesmo dia 18 de janeiro, em 2021, a taxa estava em 1,28. O site, que monitora os casos, foi criada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e pela USP (Universidade de São Paulo), e faz um alerta para a possibilidade da aceleração de casos.

Além da média do país, a plataforma levanta a taxa de transmissão nas cinco regiões do país. No Sul, a transmissão é a maior do Brasil, com 1,74. Em seguida, vem o Centro-Oeste, também com 1,68, e o Sudeste, com 1.64. Já o Norte tem taxa de 1,54, e o Nordeste fica com a menor marca do período, de 1,37.

Atualmente, o Brasil passa por uma nova onda, impulsionada pela circulação da variante ômicron do coronavírus. A situação levou cidades e estados a suspenderem eventos, cancelarem o Carnaval de rua deste ano, e a adotarem medidas restritivas para impedir o avanço da doença. A explosão de casos também levou à escassez de testes.

Novos casos no Brasil aumentam em 193%

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as novas infecções por covid-19 no Brasil aumentaram 193% em uma semana, com quase meio milhão de casos. O cálculo se refere ao período de sete dias que terminou no último domingo (16).

Os dados foram publicados hoje e utilizam números oficiais do país. A taxa ficou muito acima da média mundial, que foi de 20% de aumento nos casos.

De acordo com a OMS, a variante ômicron é a responsável por esse "tsunami" de casos. Ainda que a taxa de mortos tenha se mantido estável em 45 mil óbitos na semana no mundo inteiro, a agência insiste que não há como declarar a variante como "suave".