Topo

EUA investigam 14 novos relatos de transmissão sexual do vírus da zika

Da Reuters

23/02/2016 18h23

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos () disse nesta terça-feira que investigava 14 novos relatos de possível contágio sexual do vírus da zika, incluindo alguns envolvendo gestantes.

Em dois dos casos suspeitos, a infecção foi confirmada em mulheres cujo único fator de risco conhecido havia sido o contato sexual com um parceiro doente, que havia recentemente viajado para uma área onde o vírus estava presente, afirmou a agência.

Os testes nos parceiros ainda estavam pendentes, disse o CDC.

Aedes é principal transmissor do vírus

Picadas de mosquito continuam a principal maneira pela qual o vírus se espalha, embora a transmissão sexual seja possível, acrescentou o centro.

Os novos casos, assim como os anteriormente relatados, envolvem a possível transmissão do vírus via contato sexual dos homens para as parceiras. Neste momento, não há evidências de que mulheres podem transmitir o vírus aos seus parceiros, afirmou o CDC.

A agência mais uma vez enfatizou a necessidade de usar preservativos e adotar outras precauções.

O primeiro caso de transmissão do vírus da zika nos EUA foi registrado no Texas no início de fevereiro por autoridades locais de saúde, que disseram que o vírus havia sido provavelmente contraído via contato sexual, e não por picada de mosquito.