Topo

OMS vê risco de propagação de dengue em outros países com grande surto em território francês

Getty Images
Imagem: Getty Images

Tom Miles

Em Genebra

02/05/2018 21h53

O território ultramarino francês de La Reunion está experimentando um surto sem precedentes de dengue, que pode ter sido espalhada por turistas para outros países, disse a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta quarta-feira (2).

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido por mosquito que pode estar prosperando devido à falta de imunidade da população da ilha do Oceano Índico, disse a OMS, acrescentando que o vírus também pode ter passado despercebido nos últimos anos, pois casos assintomáticos podem ter contribuído para o ciclo de transmissão.

Este ano houve 1.816 casos de dengue confirmados até 23 de abril. Todos eles eram "autóctones", ou seja, contraídos localmente e não importados por turistas e viajantes. Só na semana até 23 de abril, houve 428 casos prováveis ??e confirmados, em comparação com menos de 100 em todo o ano de 2017.

"Embora casos esporádicos autóctones de dengue... tenham sido relatados em Reunion antes, o aumento de casos desde o início de 2018 é sem precedentes", disse a OMS.

"Reunion é um destino turístico popular e a probabilidade de introdução do vírus da dengue em outros países é aumentada pelo atual surto."

(* Reportagem adicional por Matthias Blamont)