Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil confirma intenção de aderir a programa Covax de vacinas contra covid-19

O programa mundial visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 - Kai Pfaffenbach
O programa mundial visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 Imagem: Kai Pfaffenbach

Ricardo Brito

18/09/2020 22h21

BRASÍLIA (Reuters) - Após tratativas com a Aliança Global de Vacinação (Gavi, na sigla em inglês), o Brasil confirmou a "intenção de aderir" à iniciativa Covax Facility, programa mundial que visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, informou o governo federal na noite de hoje.

"O Ministério da Saúde tem atuado em diversas frentes para alcançar com agilidade e segurança uma solução efetiva para a cura da Covid-19", afirmou a nota da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).

"A aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do governo federal", completou o comunicado.

Esse plano global de vacinação tem por objetivo garantir a compra e a distribuição de doses do imunizante contra a covid-19 de maneira justa e por todo o mundo.

Na véspera, o Brasil havia solicitado à aliança uma extensão no prazo para formalizar seu envolvimento na iniciativa Covax Facility, alegando que o país está estudando "criteriosamente" a participação na Covax e "segue em tratativas" com a Gavi.

Originalmente, o prazo para inscrição no programa iria até a meia-noite desta sexta.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em webinar na quinta que mais de 170 países já aderiram à Covax.