Topo

Esse conteúdo é antigo

Covax espera levar 1,8 bi de vacinas para países pobres, mas teme incertezas

Este 1,8 bilhão de doses será fornecido a 92 países qualificados através de um AMC, afirmou a aliança de vacinas Gavi - Reuters
Este 1,8 bilhão de doses será fornecido a 92 países qualificados através de um AMC, afirmou a aliança de vacinas Gavi Imagem: Reuters

Em Londres (Reino Unido)

21/01/2021 11h33

A plataforma de compartilhamento de vacinas Covax, concebida para garantir um acesso igualitário a vacinas contra a covid-19, disse hoje que pretende disponibilizar 1,8 bilhão de doses para países pobres em 2021 e que espera cumprir acordos de suprimento com países mais ricos na segunda metade do ano.

Mas a Covax, que é coliderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros, disse que existem muitas incertezas afetando a aquisição e o suprimento de vacinas contra o novo coronavírus e que os termos dos acordos estão "sujeitos a mudanças".

Este 1,8 bilhão de doses será fornecido a 92 países qualificados através de um AMC (Compromisso de Mercado Avançado) e corresponderia a uma cobertura de aproximadamente 27% das populações destes países, divulgou o Gavi em uma previsão atualizada da Covax.

"Nossa previsão indica que devemos atender as solicitações de vacina feitas por participantes autofinanciados na segunda metade de 2021", disse a aliança em comunicado.

Alguns acordos de suprimento ainda estão em negociação, disse a entidade, e algumas das candidatas a vacinas ainda não foram aprovadas por agências reguladoras médicas ou a OMS. Em muitos casos, a fabricação das vacinas ainda não ocorre em escala plena, disse.

"Há muitas incertezas afetando o suprimento de vacinas contra a covid-19 em 2021, e não estão entre as menores a capacidade de produção, a regulamentação, a disponibilidade de fundos, os termos finais dos contratos e a prontidão dos próprios países para iniciar seus programas nacionais de vacinação contra a covid-19", afirmou o comunicado de previsão da Covax.