Topo

Esse conteúdo é antigo

Lote de 2,3 milhões de remédios para intubação doados por empresas chega ao Brasil hoje

Imagem meramente ilustrativa; No momento mais grave da pandemia, o Brasil tem visto vários estados apontarem problemas com o abastecimento de medicamentos do chamado "kit intubação" - Rodrigo Félix Leal/ANPr
Imagem meramente ilustrativa; No momento mais grave da pandemia, o Brasil tem visto vários estados apontarem problemas com o abastecimento de medicamentos do chamado "kit intubação" Imagem: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Eduardo Simões

Em São Paulo

15/04/2021 13h15

Um lote com 2,3 milhões de medicamentos usados na intubação de pacientes chegará ao Brasil na noite de hoje e serão doados por um grupo de sete empresas ao Ministério da Saúde, disse a Vale, uma das companhias envolvidas na doação em nota.

O pool de empresas espera ainda para este mês a chegada no Brasil de um segundo lote com mais 900 mil medicamentos, como sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides que também serão doados para serem usados no SUS (Sistema Único de Saúde) em meio à escassez desses produtos causadas pela alta demanda de pacientes acometidos pela covid-19 que precisam de intubação em unidades de terapia intensiva de todo o país.

"Todos os medicamentos serão doados ao Ministério da Saúde em quantidade suficiente para a gestão de 500 leitos pelo período de um mês e meio", afirmou a Vale em nota.

Além da mineradora, participam do grupo de empresas que fez a doação Engie, Itaú Unibanco, Klabin, Petrobras, Raízen e TAG, disse a Vale.

Atualmente no momento mais grave da pandemia de covid-19, com uma média diária superior a 3 mil mortos pela doença, o Brasil tem visto vários estados apontarem problemas com o abastecimento de medicamentos do chamado "kit intubação", tanto na rede pública quanto na privada.

No estado de São Paulo, o mais rico e de maior população do país, por exemplo, a Secretaria de Saúde disse ontem ter estoque desses medicamentos somente para "alguns dias" e em outros locais, como em cidades do Rio de Janeiro, há relatos de pacientes tendo de ser amarrados em leitos enquanto ficam intubados devido à falta de sedativos.

Diante da escassez, o Ministério da Saúde fez uma requisição administrativa para fabricantes e distribuidores desses remédios com vistas a centralizar as compras e posterior distribuição a Estados e municípios. Governos locais, no entanto, reclamam da continuidade da falta dos remédios e da dificuldade em adquiri-los diretamente dada a requisição do ministério.

Ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em pronunciamento à imprensa que, após uma compra feita com apoio da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), a pasta espera normalizar seus estoques em 10 dias. Disse ainda que o governo federal realizará um pregão internacional para adquiri mais medicamentos usados na intubação de pacientes.