Topo

Anvisa inicia inspeção em fábricas russas da Sputnik V na segunda-feira

A expectativa é que a viagem sirva para a Anvisa certificar as fábricas e ter acesso a documentos necessários para a autorização de uso emergencial  - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
A expectativa é que a viagem sirva para a Anvisa certificar as fábricas e ter acesso a documentos necessários para a autorização de uso emergencial Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Lisandra Paraguassu

16/04/2021 14h21

BRASÍLIA (Reuters) - Uma equipe de cinco inspetores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) viajou nesta sexta-feira para a Rússia, onde irão iniciar a inspeção das fábricas onde são produzidas a vacina Sputnik V contra a Covid-19 já na próxima segunda-feira.

A viagem foi acertada na semana passada, depois de um telefonema entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente russo, Vladimir Putin, que tratou das dificuldades que a Anvisa vem encontrando de ter acesso a dados necessários para autorização de uso emergencial.

Em nota, a Anvisa explica que os inspetores irão vistoriar fábricas da empresa Generium, na cidade de Vladimir, e da UfaVita, em Ufa - as duas empresas produzem hoje a Sputnik.

A expectativa do governo brasileiro é que a viagem sirva para a Anvisa certificar as fábricas e também para ter acesso a documentos necessários para a autorização de uso emergencial que ainda não foram entregues, como dados da pesquisa clínica em fase 3 e de acompanhamento de eventos adversos depois da aplicação da vacina.

O Ministério da Saúde já assinou contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, mas a vacina não pode ser importada sem a autorização da Anvisa. Da mesma forma, diversos governos estaduais acertaram com a empresa União Química, que irá produzir a Sputnik V no Brasil, a compra do imunizante, e os governadores pressionam pela liberação para poderem ter acesso à vacina.