PERSONAGEM DA SEMANA

Por Marcelo Oliveira

Lennon e a luta de uma família por liberdade

*Lembre-se de ligar o áudio.

Lennon Seixas Vieira da Silva poderia ser mais um dos jovens de periferia encarcerados em massa. Mas sua família, convicta de sua inocência, se mobilizou para investigar o caso.

Lennon ficou 40 dias preso acusado de sequestro após ter sido reconhecido pela vítima.

Mas a família descobriu um vídeo que confirma que ele estava sendo enquadrado pela PM no momento em que os bandidos ainda estavam com o carro da vítima.

Isso causou uma reviravolta no caso e ele foi solto na última quinta (11). 

Seu pai, o porteiro Júnior César Vieira da Silva, 52, iniciou a campanha #LiberdadesNegrasImportam e pediu vídeos para vizinhos e testemunhas. Por Lennon, ele foi protestar com os outros filhos e a mulher no Largo Treze e na Avenida Paulista. 

Lennon afirma ter "nascido em berço evangélico" e que foi batizado nas águas. Fiel da Assembleia de Deus. Lennon se apegou mais à religião para suportar a tristeza, as más condições da cadeia e a saudade da família

Lennon passou por duas cadeias. No Belém, dividia a cela com 35 presos. "De cara, fiquei 4 dias sem dormir e 3 sem comer." Em Osasco, eram ele e mais 25. Ao sair da cadeia, ganhou seu hambúrguer preferido.

Lennon foi libertado, mas ainda não julgado. O processo continua.

No Brasil, infelizmente, prendem primeiro e investigam depois

Além de Lennon, Bruno Souza dos Prazeres, 27, e Rodrigo Souza dos Prazereres, 31, se tornaram réus pelo mesmo crime. A Justiça determinou na sexta (12) a soltura de ambos com base nas provas obtidas pela família de Lennon.

Edição: Clarice Cardoso

Fotos e vídeos: Marcelo Oliveira

Publicado em 13 de fevereiro de 2021