UOL Tabloide Tabloide
 

16/12/2008 - 16h28

UOL Tablóide critica um livro recheado de avisos imbecis

Do UOL Tablóide

Reprodução

O título desse livro é isso que você está vendo aí

O título desse livro é isso que você está vendo aí

(Advertência: para melhor compreensão deste texto leia as palavras, uma a uma, da esquerda para a direita. Ao juntar o significado de cada palavra, frases começarão a fazer sentido. Atenção: se as palavras forem lidas de maneira aleatória, toda a compreensão original do texto poderá ser alterada.)

Uma ação judicial movida contra o McDonalds norte-americano em 1994 gerou uma onda de avisos em rótulos e etiquetas. Desde então, as xícaras de café do McDonalds vêm com o aviso de "Cuidado: quente", após um cliente ter processado a lanchonete por ter se queimado.

"Etiquetas imbecis"

0 metros e 0 centímetros. PROIBIDO MERGULHAR. Profundidade insuficiente

Piscina pública no parque Rigdon, em Columbus (EUA)

Foi a motivação necessária para Jeff Koon e Andy Powell compilarem 101 avisos no livro "Etiquetas Imbecis" lançado pela editora Matrix, no Brasil. A dupla já havia lançado um livro parecido com 101 leis esdrúxulas.

O livro traz avisos engraçados como o "Cuidado: inflamável. Não coloque na boca", para uma marca de fogos de artifício. Ou a "Atenção: isto não é um dispositivo salva-vidas", para uma bola inflável de 50 cm de diâmetro.

As advertências fazem lembrar um clássico aviso dos prédios brasileiros: "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar." Comunidades do Orkut foram criadas em homenagem ao "mesmo" citado no aviso.

"Etiquetas imbecis"

Advertência: evite afogamento

Da embalagem de um assento giratório para banhos Safety 1st

Há quem diga que o Mesmo era o nome de um homem que morreu no poço de um elevador na distante cidade de Tuiuiu do Norte, ao Sul do país, daí seu nome ser citado na placa de todos os elevadores nacionais desde então. O Mesmo virou um personagem folclórico, ao lado da fantástica Loira do Banheiro (aquela que ataca crianças que fogem do dormitório durante a noite no acampamento), o Chupacabras e, claro, o ET de Varginha.

O livro

"Etiquetas imbecis"

Nunca utilize uma escada se não estiver em boas condições físicas. Jamais ande, balance ou mova uma escada enquanto estiver sobre ela.

Da embalagem de uma escada para serviços pesados Werner (com 3 metros de altura)

A idéia de juntar uma série de advertências idiotas é boa, mas o livro é um tanto preguiçoso. Sites e blogs que colecionam placas engraçadas ou mal-escritas viraram moda na Internet, de uns tempos pra cá. Até o Programa do Jô entrou na moda e passou a reproduzir boa parte delas.

Os autores do livro poderiam apurar o que levou cada empresa a publicar os avisos ou contar histórias engraçadas de pessoas que realmente tentaram fazer aquilo que o rótulo do produto advertia. Só citar o aviso deixa o livro incompleto.

"Etiquetas imbecis"

Cuidado: remova a tela de proteção antes de operar o veículo

Da embalagem de uma tela protetora de pára-brisas dobrável Gila

No entanto, um ponto positivo do livro são as ilustrações de Tim Carroll para determinados avisos. Os desenhos são simples, mas eficazes.

No geral, fica um aviso: o livro funciona somente para aqueles que não têm o hábito de ler blogs e sites de humor na Internet. Como quem avisa, amigo é, depois não digam que não avisei.

ps - E você, o que achou da idéia do livro? E da crítica? Comente no Tablog, o blog do Editor do UOL Tablóide!

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host