UOL Tabloide Tabloide
 

27/01/2009 - 15h46

O ano mal começou, mas já mostrou a que veio: UOL Tabloide critica 2009

Do UOL Tablóide Em São Paulo

Lai Seng Sin/AP - 31.dez.2009

Pessoas felizes celebram 2009: obrigado por nada

Pessoas felizes celebram 2009: obrigado por nada

Janeiro já está acabando, e a pergunta é: você percebeu que já estamos em 2009?

Sim, já estamos em 2009: um ano sem Copa do Mundo, sem eleições presidenciais, sem Jogos Olímpicios, sem eleições municipais, sem Jogos Pan-Americanos... Não há sequer a possibilidade de torcermos ao filme brasileiro indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro! Afinal, o que 2009 veio fazer aqui, além de obrigar o Editor do UOL Tabloide a mudar o seu nome de Editor do UOL Tablóide para Editor do UOL Tabloide? (Ah, essa reforma ortográfica...)

Se fizermos uma comparação entre os anos e os dias da semana, o 2009 (assim como 2005, por exemplo) é uma espécie de segunda-feira: aquele dia do qual você não espera nada, mas que tem que passar por ele para chegar nos dias realmente importantes (sexta-feira, dia internacional da alegria, além de sábado e domingo).

Se você gosta de esportes, podemos comparar o ano de 2009 àqueles amistosos que as seleções fazem antes de a Copa do Mundo começar: geralmente contra clubes de terceira divisão ou contra seleções do calibre de Liechtenstein, Luxemburgo ou Andorra. São jogos para os quais ninguém liga muito, mas que são usados para "testes" para ver se uma coisa realmente importante (como a escalação de uma seleção que se prepara por quatro anos para um torneio) está "no ponto" ou se deve ser ajustada em cima da hora.

Não gostou da comparação esportiva? Podemos usar uma metáfora artística. 2009 é como algumas categorias do Oscar: mixagem de som, documentário de curta-metragem ou curta-metragem de animação. São importantes e tal, mas, assim que passou, ninguém lembra que existiu. Ou você sabe dizer quem ganhou, em 2008, o Oscar de curta-metragem de animação (dica: foram indicados "I Met the Walrus", "Madame Tutli-Putli", "Même les Pigeons vont au Paradis", "Moya Lyubov" e "Peter & The Wolf" - faça um esforço, você vai se lembrar).

Digamos assim: 2009 é uma espécie de café sem cafeína; de doce mal-feito que fica só com gosto de farinha; de jogo da memória com só duas peças; de empate no par-ou-ímpar.

Mas, pelo menos, 2009 serviu para inaugurarmos o UOL Tabloide Critica deste ano... feliz 2009, internauta.

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    1,65
    3,311
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h34

    -2,34
    61.172,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host