UOL Tabloide Tabloide
 
06/10/2009 - 18h00

Em ritmo de Rio-2016, Editor do UOL Tabloide critica as modalidades olímpicas

Do UOL Tabloide
Em São Paulo
  • A bandeira olímpica é bonita, mas vamos discutir os esportes?

    A bandeira olímpica é bonita, mas vamos discutir os esportes?

É. O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com isso em mente, o Editor do UOL Tabloide sugere, humildemente, uma leve alteração na seleção das modalidades olímpicas.

Não se quer aqui criticar modalidades tradicionais e quase emocionantes como o pentatlo moderno (alguém aí sabe quais são os cinco esportes que integram o pentatlo moderno? Alguém? Alguém?). Mas, quem sabe?, acrescentar novas e diferentes modalidades aos sempre emocionantes Jogos Olímpicos.

O fato de que o Brasil é uma potência mundial em todos esses esportes e que tem fortes chances de levar a medalha de ouro, ampliando assim exponencialmente seu número de medalhas, é apenas coincidência, é claro. Só coincidência.



  • Claude Paris/AP - 27.jul.2008

    O futebol de areia é só alegria para o Brasil...

Futsal: Futebol é o esporte mais popular do mundo, não? Então, todas as suas variações poderiam virar olímpicas. Inclusive o esporte anteriormente conhecido como "futebol de salão" e que hoje atende por "futsal". O fato de o Brasil ter vencido quatro dos seis campeonatos mundiais de futsal, inclusive o último, é apenas coincidência, é claro.

Futebol de areia: Assim como seu irmão mais velho, o futsal, o futebol de areia (desculpe, não consigo falar "beach soccer") envolve bolas, gols, dribles e levanta a torcida. Ou seja: vale muito. O fato de o Brasil ter vencido as últimas três Copas do Mundo do esporte é apenas coincidência, é claro.



  • Arte UOL

    Ainda no momento olímpico: o que você acha de o Brasil receber os Jogos Olímpicos de Inverno-2018?

Futebol de botão: Este outro filhote de futebol tem ainda uma vantagem extra: pode ser disputado em três categorias (modalidade Doze Toques, modalidade Três Toques e modalidade Disco), garantindo três medalhas de ouro para a grande potência mundial do esporte. Que, por coincidência, é claro, é o Brasil.

Futvôlei: Já pensou o Romário chorando de emoção com a medalha de ouro no peito?

Pebolim: Se o tênis tem o tênis de mesa, o futebol não poderia ter o pebolim (também pode chamar de totó, fla-flu ou matraquilhos, internauta)? Não sei se o Brasil é uma potência mundial, mas se for... que coincidência, hein?



Mais UOL Tabloide e
os Jogos Olímpicos...

Lá de 2008: UOL Tablóide Critica
o quadro de medalhas olímpico

Handebol de praia: Usando o raciocínio do esporte anterior... Se o vôlei tem o vôlei de praia, o handebol não poderia ter o handebol de praia? O fato de o Brasil ser uma potência mundial (a seleção masculina foi ouro nos Jogos Mundiais-2009, espécie de Olimpíada com os esportes não-olímpicos; a seleção feminina foi bronze) é só mais uma dessas impressionantes coincidências que balançam o cosmo.



ESTES ESPORTES JÁ FORAM OLÍMPICOS (há outros...)

MODALIDADE EDIÇÕES
Cabo de guerra 1900 a 1920
Críquete 1900
Croquet 1900
Golfe 1904 e 1908
Jogo da palma 1908
Lacrosse 1904 e 1908
Motonáutica 1908
Pelota basca 1900
Raquets 1908
Roque 1904

Biribol: Usando o mesmo raciocínio dos dois esportes anteriores (desculpe, internauta, tanto esporte está mexendo com a minha imaginação)... Se o rúgbi (que agora é esporte olímpico) tem o pólo aquático, o vôlei não poderia ter o biribol (também conhecido como vôlei aquático...)? Sim, eu sei que parece que o pólo aquático vem do futebol ou do handebol, mas segundo os livros que o Editor do UOL Tabloide leu, o pólo aquático é "filhote" do rúgbi. UOL Tabloide também é cultura.

Jiu-jítsu: À sua maneira, também levanta multidões. O fato de a fama dos lutadores brasileiros de jiu-jítsu ser internacional é só coincidência, é claro.

Vale-tudo: Pode chamar de MMA, se preferir. O fato de o resultado de lutadores brasileiros de vale-tudo no exterior ser notável também é só coincidência, é claro.

Skate: Não sei quantas vezes o Bob Burnquist já foi campeão mundial. Só tenho cinco dedos em cada mão. Sem falar o óbvio: skate é "mó" legal.

Frescobol: Dizem que não existe pontuação, nem vencedores ou vencidos no frescobol. Sempre há tempo para inovar, gente.



CRITIQUE A CRÍTICA!

O que você acha das sugestões do Editor do UOL Tabloide para
os Jogos Olímpicos do Rio-2016?

Capoeira: Confesso que nunca assisti a uma competição de capoeira. Mas, como disse no esporte anterior (sim, volto a me repetir): sempre há tempo para inovar, gente.

Taco: Beisebol era tão complicado que foi excluído dos Jogos Olímpicos. Críquete, então, nem se fala (lembra da aventura do Editor do UOL Tabloide em um campo de críquete nas Bahamas?). Mas ainda há a possibilidade do taco (também conhecido como "bats"), tão praticado nas ruas deste Brasil...



TABLOG

Confira os comentários filosóficos e ponderados do Editor do UOL Tabloide sobre o Rio-2016

Com estas 13 contribuições, o Editor do UOL Tabloide espera ter feito a sua parte para que o Brasil consiga mais medalhas olímpicas no Rio-2016.

Porque, se formos depender de ele entrar em campo (ou no tatame, ou na piscina, ou na pista de atletismo...) para conquistar alguma coisa, não vai rolar...

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host