UOL Tabloide Tabloide
 
23/02/2010 - 10h00

"Avatar" no Imax: uau, um faroeste estrelado pelos Thundercats!

Do Editor do UOL Tabloide
Em São Paulo
  • O maravilhoso mundo de Pandora: só felinos

    O maravilhoso mundo de Pandora: só felinos

O Editor do UOL Tabloide gosta de aprender. Ele acha que a vida é uma escola e que ele está tirando férias, mas isso não o impede a experimentar novas sensações antropológicas. No caso, assistir a "Avatar" em 3-D em uma sala Imax - o que, convenhamos, até se parece com ir ao cinema, mas é um pouco diferente.

Antes de tudo, convem explicar alguns termos do parágrafo anterior. Sala de cinema iMax é uma sala comum, mas com a tela de exibição muito, muito grande (saiba mais sobre salas Imax aqui). Filme em 3-D é, bom, filme em 3-D (mas se você quer saber mais, clique aqui). E "Avatar" é aquele filme que, a julgar pelo sucesso que está fazendo, deve ser o primeiro filme que, indicado a nove categorias do Oscar, deve vencer umas 11, pelo menos.

NOVA THUNDERA E PANDORA

  • À esquerda, os felinos heróis do mundo dos Thundercats; à direita, a felina heroína de Pandora

MAIS SOBRE "AVATAR"

  • Reprodução

    A "Cheetara azul" dos Na?vi: Neytiri. Miau!

A experiência
A maioria dos fãs de "Avatar" entra - e sai - do cinema com o mesmo discurso: "o visual e o ritmo são tão sensacionais que o enredo é o de menos". Por isso, o Editor do UOL Tabloide foi ver o filme com um pé atrás. Afinal, ele (o Editor, não o James Cameron, diretor do filme) tem uma fama de chato a manter.

E o que ele viu é: o filme é muito legal mesmo. Quem imaginaria que um faroeste estrelado pelos Thundercats poderia resultar em um divertido filme de ficção científica?

Opa!, dirá o internauta. Como assim, um faroeste?

Uma cultura "avançada" chega a um território desconhecido e perigoso habitado por "selvagens" que vivem em comunhão com a natureza, não falam inglês direito e defendem-se por meio de flechas. Te lembra algum gênero do cinema?

O QUE "AVATAR" TEM QUE OS THUNDERCATS NÃO TÊM

Pra começar: nove indicações ao Oscar
James Cameron (sim, o de "Titanic") na direção
Frases (do vilão, claro!) como "Vamos combater
o terror com o terror" (alô, Doutrina Bush?)
"Avatar" ficou oito semanas no topo da bilheteria
É o filme que mais arrecadou no mundo, quebrando o recorde de "Titanic" (sim, o do James Cameron)

Detalhe: não é o primeiro filme recente a levar bangue-bangue (alguém ainda usa essa palavra?) ao mundo da FC (alguém já usa essa sigla como sinônimo de ficção científica?) entre as produções recentes de Hollywood. O divertido "Fantasmas de Marte", estrelado pela gata canadense Natasha Henstridge e dirigido por John Carpenter, já cavalgou nesta direção.

Opa! 2 - a missão, dirá o internauta. Como assim, Thundercats?

Repare no visual dos personagens do simpático planeta Pandora, internauta. Os olhos felinos, o visual alongado, a maneira como rosnam e mostram os dentes quando ameaçados. São, definitivamente, felinos em formas humanas. Só faltou o Olho de Thundera brilhando lá no céu. Como Pandora é um mundo imenso, não me espantaria se alguma floresta desconhecida fosse, na verdade, Nova Thundera.

O QUE OS THUNDERCATS TÊM QUE "AVATAR" NÃO TEM

  • Reprodução

    O Snarf

O fato de ser um faroeste ou de ser estrelado pela versão azulada dos Thundercats estraga alguma coisa do filme? Não, lógico que não. O enredo não é de todo original.

Há casos bem recentes de "humanos" que assumem formas de "aliens" para entender melhor o "inimigo" - caso do recente sucesso "Distrito 9", por exemplo. Também há cenas em que você dirá "ele se salvará assim", e acertará. Mas, e daí? Você vai se divertir. Afinal, o visual e o enredo são tão sensacionais... E o enredo diverte.

A menos, claro, que você não goste de visuais surpreendentes ou ficções científicas. Neste caso, por que não alugar um documentário iraniano? O enredo é tão sensacional, que o cenário e o ritmo são o de menos...

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host