UOL Tabloide Tabloide
 

22/04/2008 - 17h28

Campeão mundial de boxe-xadrez quer esporte na Olimpíada

Pedro Cirne
Da Redação

World Chess Boxing Organisation

'As pessoas riram do biatlo e hoje é um esporte olímpico'

'As pessoas riram do biatlo e hoje é um esporte olímpico'

Se seu adversário em uma partida de xadrez comer o seu bispo, e você pensar "Que raiva! Vou dar um murro no queixo dele!", poderá ser acusado de ignorante, bárbaro, bruto etc. Mas... Se você estiver jogando boxe-xadrez, esta modalidade híbrida que une dois esportes com tão pouco em comum, será bem compreendido. Aliás, é possível até que elogiem a sua tática: o gambito do bispo deixou seu adversário confiante demais no tabuleiro, tão confiante que ele entrou no ringue achando que a partida estava vencida e você...

Chega de ficção. O boxe-xadrez é uma realidade, embora poucas pessoas saibam dele - e menos ainda sabem que ele surgiu em uma ficção, a história em quadrinhos "Frio Equador", de Enki Bilal - leia mais aqui no UOL Tablóide Critica).

O Editor do UOL Tablóide, adepto de toda sorte de esportes (sempre como espectador, é claro; afinal, uma barriga deste tamanho não nasce da noite para o dia), quis saber mais sobre o boxe-xadrez (o da vida real, não o dos quadrinhos) e foi direto à fonte: entrevistou ninguém menos que o campeão mundial, Frank Stoldt, alemão que detém o cinturão da categoria meio-pesado.

Você consegue visualizar uma partida de boxe-xadrez? Clique aqui e veja álbum com fotos da luta/partida que deu o título mundial a Stoldt. Talvez seja melhor, antes de ver as fotos, entender as regras do boxe-xadrez: Clique aqui.

Nascido em Berlim e hoje com 37 anos, 1,87 metro de altura e 84,5 quilos, o campeão Frank Stoldt lembrou o caso de outro esporte que surgiu da fusão de duas outras modalidades, o biatlo, "fusão" de tiro esportivo com esqui, e sonha alto: quer ver o boxe-xadrez na Olimpíada.

Editor do UOL Tablóide - Como o sr. entrou em contato com o boxe-xadrez?
Frank Stoldt -
Minha mulher, Charlene, encontrou um link sobre boxe-xadrez na Internet e me falou a respeito. Fiquei interessado no momento em que ouvi. Imediatamente me filiei ao Clube de Boxe-Xadrez em Berlim.

Editor do UOL Tablóide - O sr. era boxeador, enxadrista ou ambos antes de começar a praticar boxe-xadrez?
Stoldt -
Eu comecei minha carreira como kickboxer, que também é um esporte misto, de boxe e caratê, e para melhorar minha técnica no kickboxing eu entrei em competições de boxe. Ao mesmo tempo eu adoro jogar xadrez pela Internet, mas só por diversão. Então eu tinha muita experiência nos dois esportes, mas nunca misturados como no boxe-xadrez.

Editor do UOL Tablóide - O que dói mais: um gancho no queixo ou quando um peão come a sua rainha?
Stoldt -
Depende do resultado. É muito mais fácil suportar a dor quando você venceu a disputa. Mas, às vezes, erros causam sentimentos ruins como dor física.

Editor do UOL Tablóide - Se você está em apuros no xadrez, como sob um xeque duplo, como consegue se concentrar para lutar?
Stoldt -
Você pode vencer quando o oponente estoura seu tempo, nocaute, xeque-mate ou desistência. Então, há muitas maneiras de vencer uma luta mesmo que não pareça tão boa no tabuleiro. Encontre uma maneira e nocauteie!

Editor do UOL Tablóide - E como você consegue se concentrar no xadrez depois de levar um jab no queixo?
Stoldt -
Muitos grandes erros acontecem logo depois de um rounde de boxe porque o lutador leva toda sua adrenalina para o tabuleiro, mas ali você tem apenas um objetivo, que é encontrar o melhor movimento, e não é saudável forçar demais!

Arte
Acima, Frank Stoldt em ação; abaixo, cena de "Frio Equador", HQ em que o esporte aparece pela primeira vez; clique na foto e saiba mais no UOL Tablóide Critica
Editor do UOL Tablóide - O sr. já leu "Frio Equador", a HQ em que o boxe-xadrez foi criado?
Stoldt -
Não, não é o meu estilo, eu preferia "Asterix" quando era mais jovem!

Editor do UOL Tablóide - Qual a reação das pessoas quando você conta que é um "boxenxadrista"? Elas acham curioso, engraçado ou têm outra reação?
Stoldt -
A maioria fica surpresa, mas quando eu explico, eles gostam da idéia e a maior parte se interessa.

Editor do UOL Tablóide - Um ótimo enxadrista é um "grande mestre". Boxeadores têm apelidos como Manos de Piedra ("mãos de pedra"), Golden Boy ("menino dourado") e Sugar ("açúcar" ou "doce"). Que tipo de apelido você sugere a um "boxenxadrista"? Grande Mestre de Ferro? Manopla de Pedra? Grande Mestre Dourado?
Stoldt -
Nunca pensei nisso, mas o triatlo é famoso por sua competição Iron Man ("homem de ferro"), então o boxe-xadrez também vai encontrar apelidos legais. A maioria das táticas de xadrez tem nomes, então...

Editor do UOL Tablóide - Sei jogar (mal) xadrez, mas não sei lutar boxe. Se eu quero entrar em uma disputa de boxe-xadrez, como devo me preparar? Com qual dos dois devo me preocupar mais?
Stoldt -
Boxe-xadrez é mais do que combinar xadrez e boxe. Vou te dar um exemplo. Mesmo se você for um bom enxadrista, não significa que você será um forte competidor em um torneio de boxe-xadrez porque o boxe influenciará seus conhecimentos de xadrez e vice-versa.

Editor do UOL Tablóide - A soma do boxe com o xadrez deu no boxe-xadrez. Que esporte você gostaria que inventassem? Boxe-tailandês-xadrez-chinês? Savate-sudoku? Ou gostaria de algo mais complexo, como um decatlo transformado em um novo e moderno "decatlo ultra-radical" (os cinco esportes do pentatlo moderno [hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida], mais o jogo de tabuleiro War, o jogo de cartas Paciência, Tetris, xadrez marciano e o Guitar Hero)?
Stoldt -
Alguns anos atrás, as pessoas riram do biatlo e hoje é um esporte olímpico (o biatlo é disputado nas Olimpíadas de Inverno desde Squaw Valley-1960)! Desejo o mesmo para o boxe-xadrez!

ps - Comente a entrevista com o campeão mundial de boxe-xadrez no Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide e veja mais entrevistas do UOL Tablóide aqui!

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h00

    1,01
    3,183
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h00

    -0,25
    64.982,67
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host