UOL Tabloide Tabloide
 
06/06/2008 - 14h00

Deixar a barba crescer é a não-atividade perfeita para um preguiçoso, diz capitão do Beard Team USA

Pedro Cirne
Da Redação
  • O crescimento da barba é um processo lento

    "O crescimento da barba é um processo lento"

Depois de entrevistar uma mulher que canta exaltando os próprios seios, o Editor do UOL Tablóide resolveu ir ao outro lado da questão e conversar com um homem que compete exibindo a sua... barba!

Phil Olsen é capitão e um dos fundadores do Beard Team USA (que pode ser traduzido como Equipe Norte-Americana de Barba) e representa seu país no Campeonato Mundial de Barba e Bigode, torneio que é disputado a cada dois anos - e que conta, desde já, com o apoio do Editor do UOL Tablóide para que se torne um esporte olímpico.

Nesta conversa, Phil Olsen falou sobre como deixar a barba crescer; o fato de muitas misses não gostarem de homens com barba ou bigode; de o Brasil ser sede de um Campeonato Mundial de Barba e Bigode; e até de piolhos.

Além da entrevista, o Editor do UOL Tablóide selecionou brasileiros famosos - cinco de barba (a banda Los Hermanos, Lula, Lima Duarte, Hermeto Paschoal e Dan Stulbach), cinco de bigode (Sarney, Luís Felipe Scolari, Belchior, Rivellino e Olívio Dutra) - e os apresentou a Phil Olsen, pedindo uma avaliação. O resultado está no álbum Brasileiros: Brasileiros: Barbas e Bigodes.

O próximo Campeonato Mundial de Barba e Bigode será disputado em Anchorage, Alasca, no dia 23 de maio de 2009. O Brasil, até o momento, nunca participou deste torneio. O Editor do UOL Tablóide estuda neste momento se pára de cortar a sua barba e assume a tarefa hercúlea de representar o Brasil neste torneio. Será que seria uma boa idéia?

Editor do UOL Tablóide - Vamos começar pelo princípio: quando e como foi criado o Campeonato Mundial de Barba e Bigode?
Phil Olsen
- Há controvérsias. A maioria das pessoas dá crédito ao Höfen Beard Club, de Höfen (Alemanha), de ter recebido o Campeonato Mundial de Barba e Bigode em sua sede em 1991. Mas há um grupo na Itália que afirma ter organizado o campeonato nos anos 70.

Editor do UOL Tablóide - Como o senhor entrou em contato com o Campeonato Mundial de Barba e Bigode?
Olsen
- Comecei participando do campeonato em 1999, quando foi disputado em Ystad (Suécia). Dois anos depois eu participei do campeonato em Schoemberg, Alemanha. Lá, me pediram para organizar o campeonato nos Estados Unidos em 2003.

Editor do UOL Tablóide - Como a organização estabelece as categorias que derão disputadas no campeonato?
Olsen
- A associação anfitriã de cada campeonato tem o direito de decidir as categorias. A Associação Alemã dos Clubes de Barba estabeleceu as categorias para as suas competições (Höfen-1990, Pforzheim-1995, Schömberg-2001 e Berlim-2005). Os anfitriões usam, normalmente, as categorias definidas pela associação alemã, mas freqüentemente com pequenas mudanças (No torneio de 2007, disputado em Brighton, Inglaterra, foram 17 categorias, dentro de três grupos: bigode, barba parcial e barba completa).

Editor do UOL Tablóide - Quem são os juízes? Como eles julgam os melhores barbas e bigodes?
Olsen
- O anfitrião tem o direito de escolher os jurados. Algumas vezes são "hair stylists" profissionais. Outras vezes, são celebridades. Julgar é subjetivo. Os juízes escolhem as barbas e bigodes que eles acham as melhores em cada categoria.

Editor do UOL Tablóide - Por quanto tempo os candidatos se preparam para o Campeonato Mundial?
Olsen
- O crescimento da barba é um processo lento, então muitas pessoas passam anos se preparando para os campeonatos. No dia, alguns competidores passam algumas horas preparando suas barbas para o evento. Ano passado, na Inglaterra, Elmar Weisser, que venceu na categoria estilo livre de barba cheia, passou quatro horas estilizando sua barba em uma réplica da Tower Bridge de Londres.

Editor do UOL Tablóide - Desde quando o sr. tem barba? O sr. se lembra de como se parece sem barba?
Olsen
- Tenho barba há nove anos. Sim, me lembro de como meu rosto fica sem barba: pelado.

Editor do UOL Tablóide - Que conselhos o sr. daria a rapazes que querem ter uma bela barba ou um belo bigode?
Olsen
- Deixar a barba crescer é a não-atividade perfeita para um preguiçoso. No princípio, não faça nada. Uma vez que a barba está comprida, cuide bem dela com xampu e condicionador. Aprenda a estilizá-la usando uma escova de qualidade. Há muitas maneiras de cuidar de uma barba além de cortá-la.

Editor do UOL Tablóide - Como as pessoas reagem ao saber da existência do Campeonato Mundial de Barba e Bigode?
Olsen
- Algumas questionam se é de verdade. Quando vêem as fotos, elas sempre sorriem - o que me faz feliz.

Editor do UOL Tablóide - No último concurso de Miss Brasil, eu perguntei às misses o que elas achavam de barbas e bigodes. A maioria delas não gosta de bigodes... E barba também não é muito popular entre as beldades. O que o sr. poderia dizer para mudar a opinião delas?
Olsen
- Não posso fazê-las gostar de algo que não gostam. Mas mesmo que não gostem de barbas, elas podem amar homens de barba. As mulheres devem se lembrar que a barba é a decoração natural de um homem, assim como a plumagem colorida de alguns pássaros machos, as jubas majestosas dos leões e os gloriosos chifres dos veados. É uma infelicidade que a Natureza não tenha dado barba às mulheres também. Mas isso não é razão para que os homens tirem suas barbas e fiquem mais parecidos com as mulheres.

Editor do UOL Tablóide - O que o sr. sabe sobre o Brasil? E sobre barbas e bigodes brasileiros?
Olsen
- Sei que o Brasil é um país bonito e que eu gostaria de visitar algum dia. Seria uma ótima sede para o Campeonato Mundial de Barba e Bigode em 2011. Infelizmente, nunca um brasileiro participou de um campeonato mundial, então não sei nada sobre barbas e bigodes brasileiros. Eu espero que uma equipe brasileira de barba esteja no campeonato no Alasca.

Editor do UOL Tablóide - Uma última e um pouco embaraçosa pergunta, de um homem de barba para outro homem de barba: alguém já perguntou se o sr. tem problema com piolhos?
Olsen
- Não, nunca ouvi essa pergunta. Sou muito cuidadoso ao manter minha barba limpa e livre de criaturas ofensivas.

Leia outras entrevistas do UOL Tablóide aqui. E comente esta entrevista e outras coisas no blog do Editor do UOL Tablóide.

Veja também: fotos do Campeonato Alemão de Barba e Bigode 2008 Capitão do Beard Team USA

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    0,15
    3,187
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h16

    1,01
    65.330,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host