UOL Tabloide Tabloide
 

08/08/2007 - 17h45

Bem-vindo a Chone, cidade de Adolfo Hitler e Branca de Neve

Da Ansa
"Bom dia, senhor Adolfo Hitler". "Bom dia, senhora Branca de Neve". Apesar de inverossímil, este é um diálogo cotidiano em Chone, cidade de 20 mil habitantes localizada no norte do Equador, onde os cidadãos cultivam nomes pouco usuais.

Nada de estranho, portanto, que Adolfo Hitler Flores seja o juiz da cidade. "Claro que não me agrada meu nome e já pensei em trocá-lo, até porque eu sou o juiz e isso é motivo de piada, mas o mantenho por respeito ao meu pai", explica.

Sem nenhum vínculo de parentesco com o juiz Hitler, a cidade tem ainda toda a família de Hitler Fluver Corral Saldarreaga, que batizou seus filhos de Hitler Leonardo, Hitler Stalin e Hitler Humberto, e que é avô de Hitler Aníbal.

Para todos os gostos
Há quem prefira uma homenagem mais artística (como o senhor Frank Sinatra Suarez), mais fast food (no caso de Burger King Herrera) ou mais lendária (como Ali Baba Cardenas).

Consultando a lista telefônica da cidade, a lista aumenta. Lá estão o senhor Cien Pies Pinares, o caríssimo Conflicto Internacional Loor, a Blanca Nieve Bague e John Kennedy Suarez. E como se não bastasse, um 'Roberto.-'. Assim mesmo, Roberto, ponto e hífen.

Questão religiosa
A lenda da cidade narra que os batismos insólitos remontam a uma época em que Chone era povoada por pessoas muito religiosas que tinham o hábito de dar aos filhos nomes de santos do mundo católico. Assim, os primeiros "choneses" eram Pedro, Paulo, Maria, Ermenegildo, Anacleto e Melanio.

Depois, também por causa da imigração européia, a tradição dos nomes estranhos se tornou um hábito consolidado em toda a província.

O certo é que Chone, definida por seus habitantes como "a cidade das mulheres bonitas e dos homens responsáveis", terá uma vasta representação no Encontro Internacional de Nomes Estranhos, que acontece em agosto de 2008 em Huerta del Rey, uma cidade no norte da Espanha.

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    -0,07
    3,233
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h19

    -0,69
    74.002,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host