Bush alerta para o perigo do pretzel

Da Redação
Em São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desmaiou na noite de domingo depois de se engasgar com um salgadinho chamado pretzel, enquanto via futebol americano na TV. Ele disse que, entalado, caiu no chão. Quando abriu os olhos, viu os cães presidenciais, Barney e Spot, olhando para ele com cara de espanto.

"Minha mãe sempre disse: quando você está comendo pretzels, mastigue antes de engolir", explicou, no dia seguinte. Ele machucou o lado esquerdo do rosto. Segundo o presidente, o arranhão foi causado por seus óculos.

O pretzel "assassino" é um alimento feito de massa de farinha torcida. Popular em várias partes do mundo, podem ser doces e salgados, como o que derrubou o presidente. A Casa Branca não disse que tipo de "pretzel" (reto, retorcido ou em bastão) Bush beliscava.

Os historiadores dizem que o salgado veio da França, no século 7, ou do norte da Itália. Eles teriam sido criados por monges. São curvos porque os religiosos quiseram homenagear as crianças que faziam direitinho suas orações, com as mãos cruzadas. O nome seria uma variação da palavra latina "pretium" ou prêmio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos