Português que enganou em 40 brasileiros vai continuar preso, decide STJ

Da Redação
Em São Paulo

O STJ decidiu: o português Alexandre Morgado Baptista Pereira, acusado de aplicar o conto do vigário em 40 brasileiros, vai continuar preso.

Pereira, que transportou irregularmente em um barco pesqueiro 40 brazucas para os Estados Unidos, está encanado na Polinter no Rio de Janeiro desde 2001.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, que está no exercício da presidência, negou o habeas corpus apresentado pela defesa do português, argumentando uma falha técnica.

Ele foi condenado à revelia a 11 anos de reclusão em regime fechado, em 2001, por estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público e atentado contra a segurança de transporte marítimo.

"Dom Alexandre Perestrelo", como é o apelido do bandido, foi preso no Aeroporto Internacional do Rio quando voltava de Portugal para assumir um cargo eclesiástico de patriarca-arcebispo na Igreja Católica Apostólica Nacional.

De acordo com o texto da ação, para entrar nos EUA, os brasileiros pagaram em torno de US$ 5 mil ao português depois de serem convencidos de que a viagem seria um cruzeiro turístico-ecológico pelas costas brasileira e norte-americana a bordo de um transatlântico. Quando eles chegaram lá, o barco tinha péssimas condições. Com capacidade para 22 pessoas, a embarcação partiu de Belém com mais de 40 a bordo, em 1991. O barco foi interceptado na costa do Haiti.

A defesa reclamou que o réu foi julgado à revelia, mas o STJ não aceitou o argumento.

De acordo com a ação, para convencer os turistas eram distribuídos panfletos sob o patrocínio do Movimento Popular Monárquico Internacional, presidido por Alexandre Morgado, que também providenciava a falsificação de passaportes. O cruzeiro chegou a ser oferecido em jornais. Para a empreitada, Morgado contou com mais oito agenciadores, sendo sete deles de Governador Valadares (MG).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos