Controle do orgasmo está do lado direito do cérebro

Da Redação
Em São Paulo

O "ponto G" do cérebro deve estar no lado direito da massa cinzenta, segundo os cientistas. Um caso raro de uma mulher que tinha epilepsia levou pesquisadores a concluír que provavelmente o centro de comando que leva as pessoas ao orgasmo está na porção direita do cérebro.

Depois que uma paciente húngara de 31 anos, com epilepsia, disse a seus médicos que teve sensações semelhantes ao orgasmo antes de sofrer uma convulsão, eles ficaram intrigados e decidiram analisar o fenômeno.

Os médicos conseguiram descobrir 22 casos da chamada "aura orgásmica" precedendo a convulsão epiléptica relatada na literatura médica desde 1945.

Nove pacientes tiveram registros de atividade cerebral suficientes para os pesquisadores identificarem o ponto cerebral orgásmico. E ele parece estar em algum lugar no lado direito, ou normalmente "não-dominante", do cérebro. Possivelmente, em uma região chamada amígdala, que está envolvida na resposta emocional.

Jozsef Janszky e sua equipe, do Instituto Nacional de Psiquiatria e Neurologia, em Budapeste, apresentaram suas descobertas na edição de janeiro da revista Neurology.

Os pesquisadores acreditam que a área cerebral associada à aura orgásmica também está ligada ao orgasmo sexual. Caso isso seja verdadeiro, outros estudos sobre as características químicas das estruturas envolvidas poderiam levar a uma maior compreensão de como ocorre o orgasmo, explicou Janszky.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos