Sangue poluído demais faz nascer meninos, mostra pesquisa

Da Redação
Em São Paulo


Pesquisadores norte-americanos revelaram que os homens que têm quantidades elevadas de poluentes químicos, os PCBs (bifenilos policlorados), no sangue têm mais chances de ser pais de filhos do sexo masculino.

Cientistas da Universidade do Estado de Michigan (EUA) disseram que um estudo demonstrou que os seres humanos podem ser afetados sexualmente por substâncias químicas, que podem causar defeitos ligados ao sexo em animais.

"Não queremos dizer que ter um filho homem é ruim", frisou o chefe do estudo, o epidemiologista Wilfried Karmaus. "Uma mudança na proporção de meninos para meninas, contudo, indica que poluentes ambientais podem ter alguma relação com a reprodução humana."

Os PCBs são substâncias que agem como hormônios. Da mesma maneira que as dioxinas, já causaram deformações dos órgãos sexuais em peixes e jacarés.

Em humanos, as dioxinas e os PCBs podem causar câncer, infertilidade e possivelmente outras mudanças sexuais. Os veteranos da guerra do Vietnã expostos à dioxina pelo contato com o agente laranja argumentam que a substância provocou uma variedade de doenças, incluindo câncer e defeitos congênitos nos filhos.

O chefe da pesquisa usou informações de estudos de homens e mulheres que comiam peixes pescados nos Grandes Lagos, que contêm grandes quantidades de substâncias químicas.

Os cientistas mediram as quantidades de PCBs e outras substâncias químicas presentes no sangue. As 101 famílias analisadas tiveram filhos, 208 no total, que nasceram depois de 1963 e tanto o pai como a mãe tinham PCBs no sangue.

Do total de crianças, 57% eram meninos, quantidade um pouco elevada se comparada ao padrão de 51%. Geralmente, nascem 105 garotos para 100 meninas.

"No entanto, não detectamos se os níveis do PCB das mães tinham afetado o número de meninos e meninas", afirmou Karmaus.

Ao escrever na edição de janeiro da revista Journal of Occupational and Environmental Medicine, Karmaus destacou que sua amostra era pequena, já que examinou poucas pessoas para ter uma boa idéia do significado dos números.

O autor do estudo citou que outras pesquisas demonstraram descobertas contraditórias. Um deles, feito após um acidente com dioxina na Itália, em 1976, mostrou que as pessoas expostas tiveram mais filhas que filhos. "Também tem o dos homens que serviram ao Exército e foram expostos ao agente laranja durante a Guerra do Vietnã. Os cientistas indicaram que houve menos garotas e mais meninos", afirmou Karmus.

Os PCBs podem ter origem em diferentes fontes industriais incluindo fluidos hidráulicos, óleos, condensadores e transformadores elétricos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos