Tom Cruise quer implantar sua religião na Alemanha

Da Redação
Em São Paulo

O ator Tom Cruise, seguidor declarado da Igreja da Cientologia, fez lobby junto ao embaixador dos Estados Unidos na Alemanha, pedindo a ele que defenda os direitos da religião no país, onde não é reconhecida, segundo os diplomatas.

Funcionários da embaixada disseram que Cruise esteve com o embaixador, o ex-senador Dan Coats, durante mais de uma hora na semana passada, em Berlim, e que implorou por seu apoio para melhorar a situação da organização na Alemanha.

A Alemanha não reconhece a cientologia como igreja, dizendo que ela é uma organização com fins lucrativos que é uma igreja de fachada. Em algumas regiões do país, os seguidores da cientologia são impedidos de trabalhar no governo.

Em 1997 o governo alemão submeteu a cientologia a uma investigação oficial, o que gerou reações de ultraje entre seus seguidores nos EUA, que incluem diversas celebridades.

Na edição de janeiro da revista Vanity Fair, Cruise diz que a cientologia, da qual é adepto há 13 anos, o ajudou a enfrentar várias adversidades, desde a dislexia até o rompimento com seu pai (já morto), passando pelos persistentes boatos de que ele seria gay.

A porta-voz do ator, Pat Kingsley, nega que o rompimento de Cruise e sua ex-mulher, Nicole Kidman, no ano passado, tenha tido alguma relação com a cientologia.

Tom Cruise foi à Alemanha promover seu filme mais recente, "Vanilla Sky", na companhia de sua namorada e co-estrela no filme Penelope Cruz.

A Igreja da Cientologia, com sede na Califórnia, foi fundada com base nos ensinamentos do falecido escritor norte-americano de ficção científica L. Ron Hubbard. Entre seus seguidores figuram diversas personalidades de Hollywood, incluindo John Travolta e o próprio Cruise, que a conheceu em 1990, através de sua primeira mulher, a atriz Mimi Rogers.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos