Zôo quer presentear Afeganistão com leões

Da Redação
Em São Paulo

Um modesto zoológico canadense quer doar um casal de jovens leões ao Afeganistão para substituir o leão Marjan, cuja morte neste mês causou grande consternação no país devastado pela guerra.

O Northwood Buffalo and Exotic Animal Ranch, na zona nordeste de Toronto, tem dois leões de 18 meses, ainda sem nome, prontos para serem enviados a Cabul. O dono do zoológico canadense, Norm Phillips, acredita que os afegãos merecem uma atração como essa, depois de tantos anos de invasões, guerras e do domínio do regime Taleban.

Marjan sobreviveu a batalhas, golpes e até um ataque de granada. Em janeiro, morreu de velhice. "Achamos que esse leão valia muito para eles, com tão poucas coisas que restaram. O Zôo de Cabul é um lugar aonde eles podem ir esquecer os problemas por um dia", afirmou Philips.

Nem todos acham a doação uma boa idéia. Pat Tohill, porta-voz da Sociedade Mundial de Proteção dos Animais em Toronto, acha "uma loucura". "Eles estariam melhores em um zoológico moderno do que num estabelecimento de beira de estrada como o Northwood, mas daí a embarcá-los para o outro lado do mundo é maluquice", afirmou.

A organização apóia a restauração do Zôo de Cabul, mas diz que ele não tem condições de receber mais animais.

Phillips está disposto a buscar patrocínio e apoio oficial ao projeto. Quer que os leões sejam um presente de todo o Canadá ao Afeganistão, entregue pessoalmente por ele. Alex Shepherd, um deputado que representa o distrito do zoológico, inicialmente deu apoio à idéia, mas prometeu estudar os argumentos das sociedades protetoras de animais.

Marjan chegou a Cabul há 38 anos, como um presente da Alemanha. Cego de um olho, manco e quase banguela, era muito importunado pelos visitantes do zoológico, mas tornou-se um símbolo da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos