Dama de Ferro vira estátua de pedra

Da Redação
Em São Paulo

A Dama de Ferro virou pedra. A tão aguardada estátua de Margaret Thatcher, primeira mulher premiê da Grã-Bretanha, foi inaugurada nesta sexta-feira, no sul de Londres.

No auge de seu poder, na década de 1980, Thatcher recebeu o apelido de "Dama de Ferro" por suas posições duronas e conservadoras. A estátua, que mede 2,4 metros, foi encomendada pelo Parlamento britânico e talhada em mármore de Carrara por Neil Simmons, um dos mais famosos escultores da Grã-Bretanha.

No entanto, depois de transformar-se em duas toneladas de pedra, a dama virou sem-teto. O jornal Sunday Telegraph informou, em janeiro, que a estátua estava destinada a ser erguida na sala de espera dos deputados da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento.

As normas da casa, porém, prevêem que estátuas só podem ser instaladas no local depois de passados pelo menos cinco anos da morte das pessoas que as inspiraram.

Enquanto isso, parece que ela atraiu a atenção de Lake Havasu City, no Arizona. A cidade já é conhecida por abrigar a antiga Ponte de Londres e a casa do astro Arnold Schwarzenegger.

O curador do museu da Câmara, Malcolm Hay, disse em comunicado à imprensa que o local em que a estátua será instalada será determinado em 12 de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos