Britânicos querem Camilla casada com Charles, mas sem virar rainha

Da Redação
Em São Paulo

A maioria dos britânicos acha que o príncipe Charles deve ser autorizado a se casar com sua antiga namorada, a polêmica Camilla Parker Bowles. Mas os súditos não querem que ela se torne rainha, segundo uma pesquisa que saiu nesta segunda-feira.

A pesquisa, encomendada pelo jornal The Daily Telegraph, indica que a longa campanha movida por Charles para convencer o público a aceitar a divorciada Camilla está dando certo.

A pesquisa indica que 55% dos britânicos são favoráveis ao casamento de Charles e Camilla, mas apenas 16% querem que ela se torne rainha quando Charles suceder sua mãe, Elizabeth, no trono.

A pesquisa mostra que o público é a favor da monarquia, mas também revela o desejo de que a instituição mude para se tornar mais democrática.

A maioria dos entrevistados manifestou admiração pela rainha Elizabeth, de 75 anos, e 65% disseram que ela fez um trabalho bom ou ótimo nos últimos 50 anos. Mas dois terços acham que ela está fora de sintonia com as preocupações das pessoas comuns.

Entretanto, a rainha foi criticada como mãe: 39% dos entrevistados acham que ela não tem sido boa mãe, contra apenas 27% que pensam o contrário. De seus quatro filhos, três - Charles, Andrew e Anne - estão divorciados, embora Anne tenha se casado novamente. Seu filho mais jovem, o príncipe Edward, é casado com Sophie Rhys-Jones.

Já Charles é visto como alguém que está sabendo criar bem seus filhos, os príncipes William e Harry, apesar de Harry, 17 anos, ter ocupado as manchetes no mês passado com a revelação de que se embebedou e fumou maconha em festas durante 2001.

Charles vem criando seus filhos sozinho desde a morte da princesa Diana, num acidente de carro em Paris, em 1997. A You-Gov entrevistou mais de 3.000 pessoas na Grã-Bretanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos