Hino da França cai no samba

Da Redação
Em São Paulo

A França vai distribuir entre alunos de suas escolas milhares de CDs contendo versões tradicionais do hino francês, a Marselhesa, e versões em outros ritmos como reggae, house e árabe. Um dos ritmos escolhidos é o samba brasileiro.

Todas as escolas francesas vão receber uma cópia do CD, além de um livrinho que ajuda as crianças a compreender a história de seu hino nacional.

O lançamento do CD e do livro se deu depois que políticos de direita se queixaram de que as crianças francesas já não conhecem a letra ou a melodia do hino.

Mas o ministro da Educação, Jack Lang, disse que a iniciativa não tem nada a ver com essas críticas. "O objetivo é fazer com que as crianças compreendam melhor a história e herança francesas", disse.

Lang disse que sua adaptação favorita do hino, mas que não consta no CD, é a que figura no início da canção "All You Need is Love", dos Beatles.

Composto na cidade de Marselha durante a Revolução Francesa (1789-1792) e tocada enquanto as tropas entravam em Paris para derrubar o rei, o hino foi proibido por Napoleão, mas voltou a ser cantado em 1879.

Em outubro do ano passado, provocou polêmica quando os torcedores argelinos numa partida de futebol entre França e Argélia começaram a assobiar a melodia em tom zombeteiro, provocando a invasão do campo.

Mas Jack Lang disse que a Marselhesa é capaz de unificar culturas diferentes e preferiu recordar os milhares de torcedores de diferentes origens étnicas que cantaram a Marselhesa nas ruas de Paris após a vitória da França na Copa de 1998.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos