Navio na contramão quase provoca tragédia no canal da Mancha

Da Redação
Em São Paulo

Um comandante chinês completamente sem noção das coisas conduziu o seu petroleiro, carregado com mais de 50 mil toneladas de óleo combustível altamente tóxico, pela contramão em uma hidrovia de mão única no canal da Mancha, provocando o caos e quase causando uma tragédia. O caso foi o segundo em uma semana.

Os avisos desesperados da guarda costeira francesa transmitidos pelo rádio não foram ouvidos pelos 24 tripulantes chineses do "Dong Ting Hu".

Só depois que um outro petroleiro, descarregado, bloqueou o seu caminho, o capitão percebeu que havia algo errado, disse a guarda costeira da França.

Navios tiveram de desviar do caminho do petroleiro de 228 metros de comprimento que navegava na direção sul pela hidrovia que leva ao norte no início desta semana, disseram fontes do setor naval.

O óleo combustível é tido como o mais destrutivo dos poluentes marinhos.

Um porta-voz da guarda costeira da França disse que "não era nada normal" que dois petroleiros se perdessem no canal em um espaço tão curto de tempo. Cerca de 150 navios navegam em direção ao sul no canal a cada dia.

Há duas semanas, outro comandante chinês, que não tinha mapas, conduziu um petroleiro cheio de combustível para aviação, altamente explosivo, na direção errada no canal da Mancha.

Fontes do setor naval disseram que o capitão Zeng escapou por pouco de duas colisões frontais enquanto guiava o seu "Asia Lion" pela hidrovia mais movimentada do mundo.

"Era a sua primeira vez no canal", disse na época um porta-voz da CSC Oil Transportation, empresa responsável pelo navio.

O comandante do "Dong Ting Hu" disse que o mau tempo contribuiu para sua confusão, segundo a guarda costeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos