Gato é clonado pela primeira vez

Da Redação
Em São Paulo

Um animal de estimação foi clonado pela primeira vez na história. Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo The Wall Street Journal, um programa de pesquisa da Universidade A&M do Texas, batizado de CopyCat, clonou um gato doméstico no fim do ano passado.

A universidade não pretende anunciar oficialmente o feito até que se confirme que o gato é geneticamente idêntico ao original, além de saudável, disse o jornal, citando pesquisadores.

Cientistas ao redor do mundo já clonaram ratos e outros animais, como a ovelha Dolly, mas o gato do Texas pode ser o primeiro de estimação a ser clonado.

A pesquisa na área de clonagem da universidade recebeu investimentos de mais de US$ 3,5 milhões de John Sperling, um investidor que fundou a Genetic Savings & Clone Inc.

Em troca do financiamento para o projeto da A&M, a empresa tem a opção de licenciar com exclusividade qualquer tecnologia de clonagem de animais de estimação que for desenvolvida pela universidade, disse Sperling ao jornal.

Sperling planeja oferecer a técnica primeiramente a indivíduos ricos que tentam substituir seus animais queridos, mas ele também pretende usar o procedimento para clonar animais de valor social, como os cães de busca e resgate.

Os donos de animais de estimação já estão pagando, a pelo menos uma companhia, para que armazene as células de seus gatos, cachorros e lhamas, para o caso de a clonagem dessas espécies se tornar realidade.

Segundo o jornal, a Humane Society, importante sociedade de proteção animal dos EUA, é contrária à clonagem de animais domésticos, devido ao risco de superpopulação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos