Tempo deixa maridos mais sentimentais, e mulheres, mais grosseiras, diz estudo

Da Redação
Em São Paulo

À medida que os casais envelhecem, os maridos ficam mais sentimentais quando falam sobre o relacionamento, enquanto as mulheres se mostram mais reservadas e até mesmo grosseiras, de acordo com um estudo norte-americano realizado com pessoas casadas há mais de 40 anos.

Os homens analisados durante o estudo, publicado na revista Communication Quarterly, eram mais sentimentais, educados e tinham mais desejo de compartilhar histórias sobre o casamento que as mulheres.

"Os homens ficavam realmente empolgados para contar as suas histórias. Eles queriam demonstrar a grande quantidade de emoções, de alegrias", afirmou Fran Dickson, professora-associada na área de estudos da comunicação da Universidade de Denver, no Colorado. "Eles demonstravam o remorso, eles demonstravam a tristeza. Alguns maridos choravam. As mulheres apenas ficavam lá."

Dickson e Kandi Walker entrevistaram 20 casais da área de Denver com idades acima de 60 anos e que tinham se casado apenas uma vez. A média de duração dos casamentos era de 42 anos. Quanto ao perfil dos casais, as mulheres tipicamente cuidavam dos filhos enquanto os maridos trabalhavam fora de casa.

Diferentemente dos maridos, as esposas analisadas estavam distantes emocionalmente e, às vezes, eram menos educadas e mais propensas a interromperem e corrigirem a versão dos homens. A pesquisa também indicou que as mulheres têm menos disposição em confirmar a história dos maridos quando eles acabam de contá-la.

Em um caso, quando os pesquisadores perguntaram a um par de 41 anos de casamento sobre os tempos difíceis que passaram, a mulher "rapidamente fixou os olhos sobre o marido" e disse que eles não poderiam pensar em nenhum.

A pesquisa não mostrou razões para os homens mais velhos se abrirem, mas Dickson acredita que os tradicionais papéis feminino e masculino são o fator mais provável.

"Nos seus anos mais velhos, parece que os homens estão percebendo que eles perderam algo. As mulheres estão dizendo 'Eu já fiz isso'", declarou Dickson.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos