Norte-americanos não têm mais vergonha de plástica

Da Redação
Em São Paulo

Os dias em que as pessoas voltavam de "férias" com uma aparência radicalmente mais jovem podem estar tão contados quanto as rugas de um rosto que recebeu injeções de Botox.

Em uma nova pesquisa, 79% dos homens e das mulheres nos Estados Unidos disseram que não ficariam envergonhados se outras pessoas, além de seus familiares e amigos íntimos, soubessem que passaram por uma cirurgia plástica estética.

"Não estamos escondendo o fato de que nossa aparência externa é importante", disse Malcolm D. Paul, cirurgião plástico de Newport Beach, na Califórnia (Costa Oeste dos EUA), e presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS, na sigla em inglês). A entidade encomendou um levantamento sobre o assunto, realizado pela Market Facts, empresa de pesquisa independente.

A pesquisa nacional, realizada com mil adultos, verificou que 34% das mulheres disseram que pensavam em se submeter a uma cirurgia plástica naquele período ou no futuro.

Os homens mostraram menos interesse em passar por uma cirurgia com fins estéticos: 19% afirmaram pensar nessa possibilidade.

Embora a maioria dos norte-americanos não queira fazer uma cirurgia estética, a pesquisa verificou que a maior parte -57% das mulheres e 53% dos homens- aprova o procedimento. As pessoas na faixa etária entre 45 e 54 anos foram mais propensas a serem favoráveis à plástica estética (60%), e o grupo entre 18 e 24 anos apresentou tendência menor à aprovação (48%).

Entre os entrevistados mais jovens, também foi maior a propensão a manter segredo sobre a cirurgia. Trinta e dois por cento não gostariam que outras pessoas -além de familiares e amigos íntimos- soubessem que fizeram uma plástica. As pessoas com mais de 65 anos foram as menos envergonhadas. Apenas 13% queriam guardar segredo.

Quase quatro em cada cinco participantes do levantamento disseram que a atitude em relação à cirurgia estética não havia mudado nos últimos cinco anos. Sete por cento relataram considerar o procedimento de forma menos favorável, no período da entrevista, e 15% tinham um conceito mais positivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos