Pastor acusado de matar 6 parentes se declara inocente

Da Redação
Em São Paulo

Um pastor de origem húngara julgado na Bélgica pelo assassinato de seis membros de sua família afirmou nesta quarta-feira ser inocente e se comparou a Alfred Dreyfus, vítima do mais famoso erro judicial cometido na França.

Andras Pandy, 74, apelidado de o "pastor diabólico" pelos meios de comunicação belgas, é julgado junto com sua filha Agnes, 44, por ter supostamente matado duas de suas mulheres e quatro de suas crianças.

"Este julgamento, como o julgamento Dreyfus, é formado por dois atos. O primeiro ato dura até a decisão do júri. O segundo ato começa a partir daí", afirmou Pandy diante do tribunal.

Dreyfus, um oficial judeu do Exército francês foi condenado injustamente em 1894 como espião alemão e ficou detido cinco anos antes de ser inocentado depois de uma campanha que dividiu a França.

Pandy, um cidadão belga que ensinava religião, é acusado também de ter estuprado várias de suas filhas.

O pastor foi detido em Bruxelas em outubro de 1997 e acusado pelo assassinato de sua primeira mulher, Ilona Sores, e dos filhos Daniel e Zoltan, assim como da morte da sua segunda mulher, Edit Fintor, e de uma filha dela de um casamento anterior, Andrea.

Uma quarta criança, Tunde, também teria sido assassinada.

Nenhum dos corpos das vítimas foi encontrado. Os assassinatos teriam acontecido entre 1986 e 1989.

Agnes Pandy disse à Justiça ontem que ela e seu pai haviam matado juntos as vítimas com um revólver ou com um machado. Os corpos teriam sido cortados em pedaços e dissolvidos em ácido.

O pastor protestante negou ter matado qualquer de seus parentes e disse à corte que eles tinham se mudado para a Hungria, onde alguns estariam trabalhando para uma grande empresa, cujo nome afirmou não se lembrar. Pandy também se declarou inocente das acusações de crime sexual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos