Biblioteca londrina exibe globo gigante de Hitler

Da Redação
Em São Paulo

Um globo gigante no qual acredita-se que Adolf Hitler traçou seus planos para conquistar o mundo foi colocado em exposição numa biblioteca de Munique. A peça está marcada com buracos de bala e golpes de baioneta.

O globo, que tem diâmetro de 1,15 metro e altura de 1,7 metro, pertence a uma série deles feita em 1937 por nazistas do alto escalão, disse Reinhard Horn, da Biblioteca Estadual da Bavária.

O tamanho do globo evoca o clássico de Charlie Chaplin "O grande ditador", no qual uma paródia de Hitler, Adenoid Hynkel, dança pelo seu escritório brincando com um globo gigante, fascinado com a idéia de dominar o mundo.

"Primeiro pensei em colocar uma foto de Chaplin próxima a ele, mas somos uma biblioteca científica, então a deixei de fora", contou Horn, que chefia o departamento de mapas e fotos do local.

"Acreditamos que ele ficava no escritório de Hitler", disse Horn. O globo foi encontrado em Fuehrerbau, a sede do partido nazista em Munique.

Segundo um artigo, Hitler teria usado o globo para explicar sua política externa a líderes que o visitavam.

As marcas na peça foram deixadas depois que os aliados entraram em Munique no final da guerra (1939-1945). Após o fim do conflito, ele foi transferido para uma área de armazenamento da biblioteca, onde permaneceu por décadas antes de entrar em exposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos