Relógio do Titanic deve valer US$ 36 mil em leilão

Da Redação
Em São Paulo

Um relógio que parou no momento em que seu dono saltou do Titanic para as águas geladas do oceano Atlântico, 90 anos atrás, deverá render até 25 mil libras (US$ 36 mil) num leilão de objetos do navio que acontecerá em abril.




Os ponteiros do relógio de bolso de marca Waltham, revestido de ouro, que pertencia a John Gill, uma das vítimas do Titanic, pararam às 3h21, um minuto depois que, segundo sobreviventes da tragédia, o navio desapareceu debaixo d'água.

"Como o navio tinha atravessado um fuso horário, Gill não deve ter tido tempo de atrasar seu relógio em uma hora", disse o leiloeiro Andrew Aldridge.

"Ele foi encontrado de pijamas, com sobretudo por cima, de modo que devia estar dormindo em sua cabine no momento em que a tragédia aconteceu."

O relógio faz parte dos cerca de 40 lotes que serão leiloados pela casa Henry Aldridge and Son, de Devizes, Wiltshire (Inglaterra), no dia 12 de abril, na Sociedade Britânica do Titanic, em Southampton.

A previsão é que a coleção, que está sendo vendida em nome de um entusiasta americano, arrecade até 100 mil libras. Segundo Aldridge, outro objeto que deverá atrair compradores é uma carta escrita pela empresa proprietária do Titanic, a White Star Line, à viúva de John Gill, Sarah.

John, que tinha 24 anos ao morrer, e Sarah se casaram no Dia dos Namorados, dois meses antes do afundamento do Titanic, em 14 e 15 de abril de 1912, em sua primeira travessia do Atlântico, de Southampton a Nova York. Cerca de 1.500 pessoas morreram na tragédia.

John partira sozinho para Nova York, na esperança de preparar uma vida nova para ambos. Quando ele morreu, a White Star o enterrou no mar, mas, uma semana mais tarde, enviou uma carta a Sarah dizendo que, se ela quisesse o corpo de volta para ser enterrado na Inglaterra, teria que pagar 20 libras.

Entre outros artigos que irão a leilão há uma bolsa de lona usada pela White Star para devolver os objetos pessoais das vítimas, uma caixa feita da madeira do casco do Titanic, cartões postais, cardápios, um pente e outros objetos pessoais pertencentes a John Gill.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos