Cidade alemã deixa trabalhadores dormir durante o trabalho para aumentar eficiência

Da Redação
Em São Paulo

Uma cidade alemã descobriu que dar um tempo limitado para os funcionários dormirem durante o trabalho pode aumentar a eficiência deles.

Durante dois anos, funcionários da cidade de Vechta, na região sudoeste de Hamburgo, receberam autorização para almoçar e ir para casa tirar uma soneca por 20 minutos. Eles também podiam ficar no escritório e dormir em suas mesas ou apenas relaxar.

"No início, os funcionários estavam céticos quanto ao projeto", disse o porta-voz da cidade, Frank Kaethler. "Mas elas ficaram mais felizes e começaram a trabalhar melhor."

A cidade decidiu experimentar o método porque havia muito trabalho para poucos empregados e o orçamento estava apertado para pagar pela contratação de mais pessoas. Uma empresa de seguros de saúde local ensinou os funcionários a cochilar.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa do Sono e Medicina de Regensburg descobriu que 22% de toda a população alemã tira sonecas. Mas, segundo o presidente do instituto Juergen Zulley, apenas Vechta pareceu ter melhoras no projeto "dormindo durante o trabalho".

"Trabalhar e dormir são vistos normalmente como opostos e muitas empresas não querem que seja dito aos funcionários para que durmam no local de trabalho", afirmou Zulley.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos