Site cataloga todos os 11 mil tipos de formiga existentes

Da Redação
Em São Paulo

Você está atrás de alguma formiga-de-fogo, de uma saúva ou da Tetramorium flavithorax? Tente o site www.antbase.org, que cataloga todas as 11.006 espécies do mundo e, segundo os cientistas, é a principal fonte de consultas para pesquisadores, ecologistas ou interessados em mirmecologia (o estudo científico das formigas).

"Criamos a primeira lista online, constantemente atualizada, com todas as formigas do mundo", disse Donat Agosti, cientista suíço radicado no Cairo. "É um projeto único em seu gênero. Até agora, a descoberta de novas formigas era publicada em revistas científicas, mas não havia um registro central."

Esse trabalho de atualização é difícil. As formigas são a forma de vida mais comum na terra. Apesar de minúsculas, o peso de todas elas somadas é maior do que o peso da humanidade

O site foi criado com ajuda do Museu Americano de História Natural (Nova York), da Universidade Estadual de Ohio e de um banco de dados japonês especializado em imagens de formigas. Há uma lista completa de todas as espécies, com links para artigos e fotos.

Ted Schultz, entomologista do Smithsonian Institution (Washington), afirma que o site é "realmente valioso". Ele permite, por exemplo, que os ecologistas analisem a saúde de um ecossistema a partir de sua população de formigas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos