França vai ter máquina de vender camisinha feminina

Da Redação
Em São Paulo

A inauguração da primeira máquina de camisinha feminina da França marcou o Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira.

A máquina foi inaugurada pela porta-voz da campanha do presidente Jacques Chirac, Roselyne Bachelot. Mas o plano, cujo objetivo era conquistar a simpatia de mulheres para a eleição presidencial, pode ter dado errado. Mulheres protestaram alegando que os preservativos femininos custam três vezes mais do que os masculinos.

Um preservativo feminino custa E$ 2 (US$ 1,76). Com esse valor, os consumidores podem adquirir três preservativos masculinos.

Bachelot inaugurou as novas máquinas de preservativos - azuis para homens e rosa para mulheres - em uma das estações centrais do metrô, uma de cinco que passam a estar equipadas com a máquina.

O preservativo feminino, similar a um saco e inserida na região vaginal antes da relação sexual, está disponível há vários anos em diversos países, inclusive o Brasil. Entretanto, críticas de que o plástico usado pode se romper e que reduz a sensação tanto para o homem como para a mulher fizeram com que o produto não fosse bem aceito.

Bachelot, suspeita em círculos conservadores por ser a única integrante do partido de direita a apoiar a lei que permite casamentos de mesmo sexo, ignorou os tabus sobre os preservativos femininos e desconsiderou as reclamações de que são muito "barulhentas".

O grupo ativista da Aids Act Up denunciou sexta-feira por meio de um comunicado o ato como uma jogada publicitária e disse que o conservador Chirac estava usando "a vagina como uma tática eleitoral".

Chirac e o primeiro-ministro Lionel Jospin, o seu principal rival no segundo turno da eleição deste ano, usaram o Dia Internacional da Mulher para conquistar votos femininos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos