Alemães peladões querem invadir Berlim

Da Redação
Em São Paulo

A capital alemã, palco da famosa Parada do Amor, já está habituada à visão de peitos nus, mas agora centenas de ativistas adeptos do nudismo planejam invadir o maior parque de Berlim, o Tiergarten, para uma manifestação.

A polícia berlinense analisava nesta quarta-feira um pedido feito por Peter Nieherke, 53, para o protesto nudista no parque Tiergarten durante o verão [no hemisfério norte].

Nieherke, que já escandalizou os moradores da cidade de Freiburg, no sul do país, ao correr paramentado com apenas tênis nos pés, quer colocar cerca de 300 nudistas no maior parque de Berlim.

"Ainda não decidimos se vamos proibir ou liberar", disse um porta-voz da polícia.

Nieherke acredita que estar nu é um direito básico. "Se alguém me diz para eu me dirigir a um local especial para nudistas, acho esta pessoa cínica", disse. "Isso é quase racista!"

No verão, o parque Tiergarten costuma ser frequentado por milhares de pessoas que tomam sol sem roupas. O nudismo tem longa tradição na Alemanha, especialmente no ex-leste comunista. Essa tradição incomoda muitos alemães ocidentais, que preferem manter nudistas em praias separadas e não no meio da cidade.

O protesto precisará de permissão de autoridades municipais para que possa acontecer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos