Justiça francesa manda enterrar casal congelado

Da Redação
Em São Paulo

Um casal francês que foi congelado depois de morrer, na esperança de que um milagre médico os ressuscitasse, terá de ser enterrado ou cremado, decidiu um tribunal local nesta quarta-feira.

O tribunal também autorizou as autoridades da vila de Nueil-sur-Layon, próximo à cidade de Saumur, a entrar na mansão da família Martinot à força para retirar os corpos, que estão em geladeiras especiais, dentro de uma cripta.

A sentença foi uma derrota para o único filho do casal, Remy Martinot, que, na semana passada, alegou ter congelado o corpo do pai a pedido dele.

Raymond Martinot, um médico que acreditava que a ciência seria capaz de trapacear a morte, congelou o corpo da mulher a menos 60 graus Celsius, quando ela morreu de câncer em 1984, aos 49 anos. Ele pediu que o mesmo fosse feito ao morrer, o que aconteceu no mês passado quando ele tinha 80 anos. Mas o tribunal afirma que a lei francesa não permite isso.

"O código civil considera apenas o enterro ou a cremação de pessoas falecidas dentro de um período de seis dias após a morte", disse o tribunal.

"Essa decisão insulta o princípio sagrado de respeito absoluto ao desejo de um homem à beira da morte", ressaltou o advogado de Martinot, Alain Fouquet, após o anúncio da sentença. "Ninguém pode tirar dele (Remy Mariot) a decisão de poder ou não cumprir o último pedido do pai".

Christian Prioux, advogado das autoridades locais que processavam Remy por perturbar a paz, disse que as autoridades não devem se apressar para recolher os corpos para o descongelamento e enterro, já que o filho ainda pode apelar. "Ele pode preferir esperar pelo resultado da apelação", afirmou. "Não sei o que ele (Remy) vai fazer".

A cripta do casal Martinot se tornou atração turística. Uma agência de turismo tem direitos exclusivos para reservar as visitas e cobra US$ 3,50 por pessoa.

Raymond mantinha uma foto da mulher, Monique, no topo do caixão-geladeira, que fica trancado na cripta, e dizia aos visitantes que a ciência iria trazê-la de volta em poucas décadas. Um painel de recomendações foi colocado ao lado do freezer com instruções de como agir em caso de blecaute ou terremoto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos